Origem: Revista O Cristão – A Casa do Pai
A Casa do Pai
João 14:1-6
Não há porção das Escrituras com a qual estejamos mais familiarizados do que João 14. Certamente não há capitulo mais frequentemente lido e buscado para trazer conforto, e com razão. “Não se turbe o vosso coração”. O Senhor antecipa aos discípulos que se encontrariam em circunstâncias de tristeza e tribulação. É claro, Ele Se refere principalmente a Sua partida, pois quando Ele chega ao versículo 27 nos fala da Sua partida e da vinda do Espírito Santo, Ele novamente diz: “Não se turbe o vosso coração”.
A rejeição de Cristo
Cristo foi rejeitado, o homem não permitiria que Ele permanecesse aqui. Ele tinha o direito de ter tudo, tudo aqui, mas aceitou esse lugar de rejeição. Enquanto os discípulos tinham o abrigo de Suas asas, eles sabiam o que era habitar sob Sua sombra e ter um lugar de refúgio. Qualquer que seja a oposição e o problema que encontrassem, eles tinham Alguém a Quem poderiam ir para contar sobre suas tristezas, eles foram e falaram a Jesus. Ninguém pode dizer o que foi para aqueles discípulos andarem na presença do Salvador aqui. Quem pode dizer o que foi para eles ouvir a Sua voz, ter Seus ouvidos sempre prontos para escutá-los, e conhecer Seu cuidado e Sua presença? Pense o que foi para esses pobres homens, que andaram na companhia do Filho de Deus neste mundo, ouvir dizer que tinha que ir embora e que deixaria eles no mundo em que Ele mesmo foi rejeitado. Ele disse que não os deixaria sem consolo, mas eles, por sua vez, olhavam para o terrível vazio que a ausência de Cristo causaria em sua alma. Devemos nos colocar nas mesmas circunstâncias que os discípulos estavam naquele momento para entender isso.
“As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mt 8:20). Ele não tinha um lugar aqui, mas ia falar-lhes sobre o céu, com o qual estava perfeitamente familiarizado. Ele sabia tudo o que havia lá, embora fosse uma revelação inteiramente nova para os discípulos. Onde você pode encontrar na Escritura alguma coisa dita antes sobre a casa do Pai? Nunca houve nada revelado sobre este lugar antes, e agora falamos sobre a casa do Pai como um lugar do qual ouvimos falar por toda a nossa vida! Mas pense na partida do Senhor e em deixar esses queridos que Ele atraiu para Si – talvez, mas eles amavam o seu Mestre.
Um lugar preparado
Em um dia anterior (João 6), quando o Senhor estava falando de Sua rejeição e alguns O abandonaram (homens que tinham estado próximos a Cristo e tinham visto o que nunca tinham visto antes, mas não tinham um vínculo real em sua alma para com Ele – apenas um interesse passageiro – e, quando chegou o momento da provação, eles se separaram de Cristo), mas ainda assim esses discípulos eram verdadeiros para com Ele e, quando Ele disse: “Quereis vós também retirar-vos?” veio aquela bela resposta: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”. Eles poderiam responder com toda a certeza sobre o que aprenderam de Cristo, e eles poderiam responder corretamente. Eles talvez não tivessem entendimento, mas quando o coração de uma pessoa é fiel a Cristo, tudo o mais seguirá corretamente.
Cristo foi preparar um lugar para aqueles que são Seus neste mundo. Uma coisa é ter um lugar preparado fora deste mundo, e outra coisa é prepará-lo Nesse mundo. O evangelho de Deus não propõe preparar um lugar para nós neste mundo, há a revelação daquilo que é celestial, e não o que nos dá um lugar ou qualquer coisa aqui embaixo neste mundo. O Cristianismo nos dá as mais maravilhosas circunstâncias fora desde mundo, mas não propõe nos dar nada neste mundo.
Cristo, o Objeto e o Caminho
“Credes em Deus, crede também em Mim”. Nós temos Deus diante de nós como um Objeto de fé. O Deus invisível em Quem eles acreditaram. Agora o Senhor estava indo embora, e Ele também Se tornaria um Objeto invisível, mas Ele reivindica a fé deles. O Salvador que esteve nesta Terra agora está no céu, mas Ele é exatamente o mesmo Senhor Jesus e, no meio de nossa tristeza, podemos saber quão real é trazer para dentro de um conhecimento pessoal com Cristo no céu.
“Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida”. Não há outro caminho para Deus. O fato de Cristo dizer que Ele é o caminho declara que o homem perdeu o caminho. O que o homem queria era um caminho de volta para Deus, para o Pai, e Cristo diz: “Eu Sou o caminho”. E, Ele é “a verdade” quanto a tudo – a verdade em relação a Deus, em relação ao homem, em relação ao tempo, em relação à eternidade – e se você não conhece a Cristo, não sabe a verdade sobre nada. Seu julgamento das coisas neste mundo é um falso julgamento se Cristo é desconhecido para você. E Ele não é também “a vida”? Ele reivindica estas três coisas para Si mesmo.
Sua casa
Tendo reivindicado a fé deles, Ele fala de Seu Pai – algo novo para eles. Quem pode dizer o que é a casa do Pai? Era o lar para Cristo. Cristo não tinha um lar aqui, Ele veio do céu e mediu as coisas aqui por esse padrão. Ele viu a pobreza, a tristeza, a ruína e a morte, e desceu da glória celestial para nos contar o que o Pai era em Si mesmo, para abrir o caminho para Ele e para falar sobre a casa do Pai. Isso não é uma realidade divina? Supondo que fosse possível aniquilar os versículos iniciais de João 14, você se sentiria confuso quanto ao futuro? Supondo que você nunca os tenha lido antes, que essa revelação seria para você! O que poderia ser mais maravilhoso do que o Salvador nos contar sobre isso? É como se Ele dissesse: Eu não proponho preparar casas confortáveis aqui e proteger-vos de toda ansiedade, mas Eu abro um lugar para vocês no céu.
Um Lugar! Esse é todo o assunto deste capítulo. Nenhum lugar aqui, mas um lugar no céu, um lugar para o homem, um lugar na casa do Pai. E quando a alma aprende isso, ela se apossa das possessões divinas, das circunstâncias que Deus deu para o nosso conforto neste mundo.
O lugar que Cristo preparou para eles está preparado para todo crente em Cristo hoje. Nosso lugar foi preparado no momento em que Cristo foi para lá como Homem. Se Cristo é seu Salvador, aonde Ele vai você vai. Cristo nunca vai a lugar algum que o crente não tenha um lugar com Ele. Como um Homem no terreno da redenção realizada, Ele sobe para a glória e ali prepara um lugar. Temos um lugar no céu, não entre homens, mas um lugar presente no céu. No momento em que Cristo é nosso Salvador, Deus é nosso Pai e, em virtude do que Cristo fez, somos trazidos para a família de Deus, e aquilo que é próprio de uma família é o lar. Você nunca entra no pensamento do versículo 2 a menos que seja por meditação e oração diante de Deus. A casa do Pai é maior que a glória do reino.
Sua Vinda
Um Cristão é uma pessoa que pode estar neste mundo e dizer: estou pronto neste momento para entrar na casa do Pai. Tão certo e tão real como Cristo esteve nesta Terra e disse-lhes o que Ele iria fazer, tão seguramente Ele lhes disse que Ele voltaria. Você acredita que Cristo está vindo para você? Eu não estou perguntando se você acredita na segunda vinda, mas se Cristo está vindo para você? Se você acredita, isso resolveria dez mil coisas para você. É Bendito! É o coração de Cristo que achará neste mundo todo amado, onde quer que eles estejam; o coração, o olho, a mão e o poder todo-poderoso de Cristo os recolherão deste mundo. Essa, assim como a cruz, será a maior expressão de afeição divina. Você sabe que isso pode acontecer agora? Não há uma palavra da Escritura a ser cumprida antes que Ele venha, e, antes que outra hora se passe, Cristo pode estar aqui. Não sabemos quais possam ser as circunstâncias do restante de nosso caminho, mas sabemos que Cristo está chegando.
Nossa iminente expectativa
Você pesou e mediu tudo o que está conectado com você à luz da eternidade de Deus? Você pode dizer: Graças a Deus eu tenho um Pai e um lugar na casa do Pai, e graças a Deus eu tenho um futuro tão brilhante e tão abençoado que nada pode tocá-lo ou perturbá-lo? Não é maravilhoso que Cristo é realmente por nós, que apesar da pobreza do nosso testemunho para Ele, Seu coração não se esfriou, e Ele nunca amou Seu povo mais do que neste momento? Ele nunca esteve em maior atividade por eles. Você pode olhar para o céu e dizer: Cristo nunca me amou mais do que neste momento, e Ele está apenas esperando para me ter com Ele para sempre. Em um momento estaremos aqui e, no momento seguinte, estaremos lá em cima recebidos a Si mesmo. Então para sempre não haverá possibilidade de separação de Cristo. Isto não é maravilhoso?
Mas no momento em que Satanás consegue colocar algo entre nossa alma e a vinda de Cristo, Sua vinda não tem mais poder sobre nós. Se a vinda de Cristo é uma coisa próxima de você, ela tem poder. Pense que ela será somente amanhã e seu poder se foi; você deixa de esperar e vigiar. Cristo foi recusado aqui, mas Ele é aceito lá, e o santo mais fraco que sempre olhou para Ele é querido para Seu coração, e Ele virá para busca-lo.
Que Deus faça Sua vinda algo iminente para nós!
E. P. Corrin
