Origem: Revista O Cristão – A Casa do Pai
A Casa do Pai
João 14:1-3
Muito pouco é dito sobre a casa do Pai, salvo o que encontramos em João 14. Nunca estamos cansados desses versículos porque eles falam do amor pessoal do Senhor Jesus por Sua Igreja. A localização da casa não é definida, nem o pensamento do céu é apresentado como significando qualquer localidade em particular. Mas Jesus ergue os olhos para o céu!
Sempre que minha fé vai até lá, o que ela experimenta? O pensamento d’Aquele que uma vez esteve em todas as minhas circunstâncias de tristeza aqui embaixo – o pensamento de estar lá em casa com Ele. Oh, que sentimento caloroso e feliz o coração experimenta nesse pensamento – não pelas circunstâncias daquele lar, mas por estar ali com Ele. O coração de um homem está em sua casa, não por causa das circunstâncias dela, mas porque o objeto de sua afeição está ali presente. É o mesmo no que diz respeito ao céu. Encontro poucos detalhes quanto às circunstâncias ali, mas acho uma realidade imperecível em um ou dois versículos simples; por exemplo: “Se Me amásseis, certamente, exultaríeis por ter dito: vou para o Pai”. Que intensidade há nessa expressão! Cristo quer que entremos no gozo de Seu coração ao pensar na casa do Pai, dizendo, em essência: “Quero compartilhar com vocês esse pensamento do Meu regozijo; Eu quero que vocês se regozijem Comigo, porque daqui a pouco estarei com Meu Pai, e não somente isso, mas vocês também logo estarão Comigo”.
Se pudéssemos ver toda a glória do céu, seria pobre em comparação com o pensamento de ver o Filho assentado no trono de Seu Pai, e nós mesmos assentados juntos com Ele naqueles lugares celestiais. Que perfeito descanso de coração há nessa expressão: “nos fez assentar nos lugares celestiais”, trazendo-nos assim ao sabor abençoado da glória que Ele tem!
O caráter de nosso descanso e nosso poder de andar como homens ressuscitados são colocados em Colossenses 3. Quando os olhos de Deus olham para você, o que Ele vê? Que você é um daqueles que têm um lugar lá em cima. E quando Seus olhos repousam sobre Cristo, repousam como não esperando encontrar um borrão. Quão impossível é, quando o olho de Deus se volta a nós, que Ele encontre qualquer coisa além de imperfeição! Mas Ele Se volta para nos ver escondidos em Cristo e encontrar, naqueles que estão escondidos em Cristo, a perfeição de Cristo. Pela Sua obra e nessa perfeição, estamos preparados para a casa do Pai.
