Origem: Revista O Cristão – Batalha Espiritual

Como Deter um Inimigo das Árvores

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef 6:11).

Por mais bonita, alta e forte que uma árvore possa parecer, ela tem inimigos capazes de matá-la. Alguns desses inimigos são insetos muito pequenos. Um pequeno inimigo persistente é o besouro cascudo. É uma das piores pragas de abetos [árvores em formato cônico] e pinheiros da América do Norte.

Normalmente, esses besouros vêm em enxames, perfurando por rachaduras na casca e, finalmente perfurando seu caminho até a seiva. Em uma árvore saudável, esses besouros, muitas vezes, ficam submersos na resina que escorre do buraco e assim morrem. Mas em árvores enfraquecidas e afetadas pela seca, não há resina suficiente para prendê-los. Uma vez que os besouros atingem a parte vital da madeira onde há seiva, formam túneis onde colocam seus ovos. Quando os ovos eclodem, as larvas continuam a se alimentar na árvore.

Se não houvesse como parar esses pequenos insetos persistentes, no fim, não haveria mais pinheiros ou abetos. Deus forneceu proteção para essas árvores usando outro inseto conhecido como besouro quadriculado que pode pegar os besouros cascudos durante seu voo e comê-los. Não só os besouros quadriculados matam os besouros cascudos, mas também entram nos túneis que os cascudos já fizeram. Os besouros quadriculados colocam seus ovos ao lado dos ovos dos besouros cascudos, e quando as larvas eclodem, elas atacam e matam as larvas recém-eclodidas do cascudo.

Deus também deu outro amigo às árvores – a vespa braconidae [espécie de parasita, predador que ataca os besouros]. De alguma forma desconhecida, ela localiza as larvas do besouro cascudo, mesmo que possam estar sob alguns milímetros da casca. Essa vespa injeta os seus próprios ovos nas larvas do besouro cascudo. Os ovos eclodem rapidamente e essas larvas alimentam-se imediatamente dos seus hospedeiros, que, naturalmente, matam as larvas do besouro.

Os besouros assassinos nos lembram do inimigo Satanás, que “anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pe 5:8). Seus ataques são muitas vezes, de alguma forma, pequenos, dos quais podemos nem mesmo estar cientes, mas dizemos: “Isso não é muito; não estou preocupado com isso”. Mas, que cuidados precisamos com a oração para que Satanás não obtenha uma vantagem sobre nós.

A única maneira de aplicar a armadura de Efésios 6:11 ou resistir aos ataques de Satanás é recorrer ao Senhor Jesus em cada prova. “Finalmente fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (Ef 6:10). Com Ele tomando o nosso lugar diante do nosso inimigo, podemos dizer: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Co 15:57).

S. R. Gill

Compartilhar
Rolar para cima