Origem: Revista O Cristão – Os Concertos de Deus com o Homem

A Bênção de Boaz

As bênçãos concedidas a Rute, a moabita, quando ela se apega a Noemi, são um belo exemplo de como o Senhor alcançou em graça hoje as nações gentias. Nunca foi feito algum concerto com ela ou seu povo. Noemi relutou em levá-la de volta à terra de Belém-Judá quando decidiu voltar. Havia, no entanto, permissão para os estrangeiros. Rute não tinha direito à bênção, mas quando ela disse: “Não me instes para que te deixe e me afaste de ti”, a sogra a levou. Esse foi o meio de abençoar as duas. Noemi era velha demais para ter filhos e Rute, como moabita, não era permitida na congregação.

A necessidade de comida obrigou Noemi a enviar Rute aos campos para colher. A família de Elimeleque havia abandonado suas terras quando deixaram Belém de Judá, e agora devem recorrer aos campos de outra pessoa. Boaz provou ser um homem compassivo que fez concessões especiais e deu porções extras a Rute por causa de sua necessidade. Mais tarde, Noemi enviou Rute a Boaz, com a alegação de que ele deveria levantar uma semente para os falecidos. Esse foi um ato ainda maior de dependência da graciosidade de Boaz. Boaz começou a ajudá-las, depois que o parente mais próximo se recusou a fazê-lo por causa de Rute. Ele (Boaz) comprou tudo o que pertencia à família de Elimeleque, e também Rute, a esposa de Malom, que ele comprou para ser sua esposa, para suscitar o nome dos falecidos sobre a herança deles. Quando a criança nasceu, Noemi a pegou e a colocou no seu colo e tornou-se sua ama. Se Rute fizesse qualquer reivindicação quanto à criança, ela teria estragado a herança da criança. Ela prosseguiu com suas palavras: “teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”, e ali ela morreu. Ela terá sua porção quando Cristo vier.

Que exemplo Rute é daquele que confiou nas promessas feitas a outra família, continuou firmemente em sua busca e as achou por meio de um homem bom – Boaz! Quão agradecidos podemos estar por nosso Senhor Jesus Cristo ter Se tornado um Parente-Remidor para nós que não tínhamos nenhuma promessa por meio dos concertos de Deus. Ele somente, por Seu próprio desejo, vendeu tudo o que tinha para comprar a pérola de grande preço.

D. C. Buchanan

Compartilhar
Rolar para cima