Origem: Mensagens do Amor de Deus – Conte-me uma História

As Maravilhas da Criação de Deus – Verga-dourada e a Mosca-das-galhas


“O SENHOR é bom para todos, e as Suas misericórdias são sobre todas as Suas obras” Salmo 145:9.

Enquanto a maioria das plantas floresce na primavera ou no início do verão, a verga-dourada só exibe sua bela floração no final do verão ou início do outono. Aqueles que apreciam suas flores amarelo-escuro lamentam sua má reputação. Muitas pessoas sofrem com os piores problemas de rinite alérgica no final do verão, quando a verga-dourada começa a florescer. Na verdade, a verga-dourada possui um pólen muito pesado que não é transportado pelo vento, mas sim polinizado por insetos. Outra planta que floresce, e que provavelmente causa alergias nessa época do ano, é a ambrosia (erva do pólen), cujo pólen é transportado pelo vento.

O nome científico da verga-dourada, solidago, significa “tornar inteiro (curar) ou fortalecer”, e ela possui muitas propriedades curativas. Os fitoterapeutas afirmam que a verga-dourada oferece diversos benefícios à saúde, incluindo propriedades anti-inflamatórias intensas e um possível auxílio no combate ao câncer.

Um benefício interessante desta planta é alimentar muitos insetos numa época em que outras flores já não estão disponíveis. É uma importante fonte de pólen para alguns insetos, como as abelhas, enquanto para outros as sementes e pétalas fornecem alimento valioso.

Um inseto que encontra um uso especial em certas espécies de verga-dourada é a mosca-da-galha. As fêmeas, prontas para depositar seus ovos, perfuram o caule principal, depositando um ovo no orifício. O ovo logo eclode em uma larva que penetra no caule em busca de um local para viver. Ali, ela começa a se alimentar da planta, o que faz com que a planta envie mais nutrientes e amido para a área para repor o que foi consumido, e uma “galha”, um inchaço, se forma no caule. No final do outono, a larva da mosca-da-galha rói um túnel através da maior parte da galha, deixando apenas uma fina camada intacta. Então, ela se recolhe para dentro da galha para passar o inverno, onde o anticongelante natural da mosca a impede de congelar completamente. Na primavera, ela se transforma em pupa, tornando-se a mosca-da-galha-da-verga-dourada adulta. Como os adultos não possuem partes bucais, o túnel que prepararam anteriormente serve como sua rota de fuga. O Senhor lhe deu uma estrutura semelhante a um balão na testa, que ela infla e usa para empurrar e abrir a última parte da casca da galha. Ela vive no mundo exterior por apenas cerca de duas semanas, mas tempo suficiente para produzir mais moscas-das-galhas que a substituam.

É fascinante observar como o Criador providenciou algo tão maravilho para esta pequena mosca que vive apenas duas semanas! Muitas pessoas que não querem saber sobre Deus dizem que toda essa maravilhosa criação simplesmente “evoluiu”. Como a mosca-da-galha conseguiu sair da galha se precisou desenvolver o balão em sua cabeça? O que teria acontecido com todas as moscas-da-galha se as primeiras tivessem ficado presas na galha, ou se não tivessem um anticongelante para mantê-las vivas? Até mesmo uma simples mosca-da-galha nos mostra como é tolo pensar que essa criação incrível não teve um Criador!

Compartilhar
Rolar para cima