Origem: Mensagens do Amor de Deus – Cristóvão, o Socorrista Corajoso
Cristóvão, o Socorrista Corajoso
Gabriel é um menino de 3 anos que mora na Romênia. Um dia, enquanto ele estava brincando do lado de fora, caiu em um cano estreito de 15 metros de profundidade conectado ao poço, no quintal da casa de seus pais. Seus pais ouviram seus gritos de medo e correram para ver o que havia acontecido. O que viram os apavorou. Seu filhinho estava lá no fundo do cano e eles não sabiam como resgatá-lo. Logo, muitas pessoas da pequena vila se reuniram para confortá-los e fazer tudo o que podiam para salvar Gabriel.
Eles começaram a cavar ao redor do cano. Onze horas depois, haviam cavado apenas uma pequena distância ao redor da parte externa daquele cano comprido, e Gabriel continuava chorando lá no fundo. O cano era estreito demais para que qualquer adulto conseguisse entrar. Os pais de Gabriel, sem dúvida, se perguntavam se conseguiriam alcançar o filho antes que fosse tarde demais.
Então, um garoto de 14 anos chamado Cristóvão passou pela casa e, percebendo toda a comoção, aproximou-se para ver o que estava acontecendo. Outros jovens estavam lá, e pelo menos dois se ofereceram para descer pelo cano, mas ficaram com medo ao perceberem o que teriam que fazer. O que alguém precisava fazer era ter uma tira amarrada em volta do corpo e ser baixado, de cabeça para baixo, no poço, que era tão pequeno que mal cabiam. Cristóvão, no entanto, era corajoso e bondoso, e se dispôs a ajudar. Ele também tinha o tamanho certo para a tarefa. No início, ficou com medo, mas talvez ao pensar na necessidade daquele garotinho, seu coração bondoso se comoveu e pensou em Gabriel, e não em si mesmo.
Uma lanterna foi presa à sua testa, e Cristóvão foi baixado pelos pés até o fundo do poço. Seus braços estavam estendidos acima da cabeça para que pudesse agarrar o menininho quando chegasse até ele. Ele foi descendo cada vez mais até finalmente alcançar o pequeno Gabriel. Então, mão após mão, aqueles que estavam na superfície puxaram os dois meninos para cima até que ambos estivessem em segurança fora do cano.
Então… que alegria! Que alívio enorme para aqueles pais terem seu filhinho de volta em seus braços, em segurança! E quanto a Cristóvão? Ele também estava feliz. Ele havia realizado um resgate arriscado e saído ileso com a criança perdida. Os moradores da cidade prometeram ajudar Cristóvão, que mora com o avô e é muito pobre. Mas até agora nada foi feito por ele. Não é triste?
Isso não nos lembra do Senhor Jesus? Ele desceu até a morte, sofrendo o juízo pelos nossos pecados para nos resgatar de irmos para o inferno. Ele fez isso porque somos pecadores e porque Deus nos ama tanto que não quis nos mandar para o inferno. O Senhor Jesus é “o Filho de Deus, o Qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gálatas 2:20). Que gratidão você tem demonstrado a Ele? O que Ele quer de você, além da sua gratidão, é o seu amor e a sua obediência se você for um dos Seus amados. Ele diz: “Dá-Me, filho Meu, o teu coração” (Provérbios 23:26). Ele também diz: “Se Me amais, guardai os Meus mandamentos” (João 14:15). Obedecer à Sua Palavra prova que O amamos.
“Se Me amais, guardai os Meus mandamentos.”
João 14:15
