Origem: Mensagens do Amor de Deus – Cristóvão, o Socorrista Corajoso
As Maravilhas da Criação de Deus – O Cavalo-Marinho
“Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas” Apocalipse 4:11.
Os oceanos abrigam muitas criaturas fascinantes, algumas muito diferentes de todas as outras. O cavalo-marinho é uma delas. É um peixe ósseo que não se parece nem age como um peixe “normal”. Os cavalos-marinhos são encontrados em diversas áreas, desde águas rasas do oceano até águas salobras (onde os rios encontram o mar). Entre as aproximadamente 65 espécies, seu comprimento varia de pouco mais de um centímetro a 33 centímetros. Os cavalos-marinhos podem ter diversas cores, incluindo roxo, verde, amarelo, laranja, marrom e até preto. Isso ocorre porque eles são capazes de mudar de cor para se camuflar no ambiente. Mudam de cor para atrair um parceiro ou mesmo para expressar emoções, e desenvolver ou absorver espinhos ou protuberâncias para se adaptar ao ambiente, são algumas das habilidades que o flexível cavalo-marinho possui.
O cavalo-marinho recebeu esse nome apropriadamente, já que sua cabeça e a parte superior do corpo se assemelham muito a um cavalinho. Em vez de escamas, ele é coberto por uma fina pele esticada sobre placas ósseas ásperas. Cada olho gira independentemente, permitindo que ele observe a superfície do oceano com um olho enquanto explora o fundo do mar com o outro.
O cavalo-marinho nada na vertical – cabeça para cima e cauda para baixo. Nessa posição, ele se mantém equilibrado e se move usando sua barbatana dorsal, uma estrutura em forma de leque localizada nas costas, enquanto direciona o movimento com as barbatanas laterais da cabeça. A barbatana dorsal permite que ele nade para frente, mas ele também pode se mover para trás, para cima e para baixo. Ele não é um bom nadador, por isso costuma usar sua longa cauda para se ancorar em ervas marinhas. O peixe mais lento do mundo é o cavalo-marinho anão, que nada apenas 1,5 metro por hora.
Outra característica incomum do cavalo-marinho é a forma como seus filhotes nascem. Quando a fêmea está prestes a pôr os ovos, ela nada até o seu companheiro macho e transfere até 1.500 ovos para uma bolsa especial no corpo dele. Ele incuba os ovos até que eclodam. Uma vez completamente desenvolvidos, os minúsculos filhotes deixam a bolsa para começar a vida por conta própria.
Os cavalos-marinhos têm um apetite voraz porque possuem um sistema digestivo muito simples, que não absorve muitos nutrientes dos alimentos que consomem. Um adulto pode comer mais de 70 camarões por dia!
Apetite voraz, mudanças de cor, natação lenta… o cavalo-marinho não é um peixe “normal” para a maioria de nós, não é? Não é bom saber que Deus encontra prazer em toda a Sua criação, como afirma o versículo no início, e não apenas nas partes que parecem “normais” para nós? Ele tem um propósito para cada um de nós também, quer nos sintamos “normais” ou não, e Ele pode prover para cada um de nós de acordo com as nossas necessidades.
