Origem: Revista O Cristão – A Cruz
Reconciliação pela Cruz
Cristo em Sua morte na cruz é o meio pelo qual, somente por Ele, todas as coisas são reconciliáveis a Deus, sejam as coisas no céu ou as coisas na Terra; tudo em mim que é contrário a Deus é julgado ali, e somente por meio disso sou reconciliado a Deus. Ele suportou toda a ira que eu merecia. Ele suportou a morte por todas as coisas, pois o julgamento estava em tudo. Não são apenas meus pecados, mas tudo sob julgamento do qual a cruz me liberta. As pessoas admitem que nada além da cruz poderia libertá-los de seus pecados e reconciliá-los a Deus, mas tudo aqui está sob julgamento e não existe outro caminho pelo qual tudo o mais seja reconciliado, exceto na da mesma maneira que eu, um pecador, fui. Se tudo aqui é reconciliável apenas por meio da cruz, é evidente que tudo precisava de reconciliação, e nenhuma reconciliação poderia ser efetuada senão pela cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual você e eu deveríamos dizer: “o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo” (Gl 6:14). Não façamos disso nossa gloria, “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo” (Gl 6:14).
É evidente que o apóstolo não está aqui falando de seus pecados. Ele está falando de todas as coisas sob julgamento, e está se gloriando diante de Deus em sua própria posição por meio dela – não lamentando que ele tenha que renunciar o mundo, ou tentando manter o máximo possível dele, sem perder a paz em sua consciência, mas que ele é absolutamente separado de tudo isso pela cruz de Cristo, o mundo crucificado para ele e ele para o mundo.
Tudo sob julgamento
Se você sentisse que o julgamento estava sobre tudo, você gostaria de se livrar dele. Você conhece como é um alívio colocar a cruz entre você e seus pecados, ou melhor, saber que Deus fez isso. Agora, você não voltaria aos seus pecados – você não neutralizaria a eficácia da cruz e retornaria à responsabilidade de seus pecados. Você se regozija de ter para sempre, aos olhos de Deus, se separado de seus pecados. Agora, se você pudesse sentir sobre tudo o que há no mundo, assim como sente sobre os seus pecados, você se alegraria por estar, pela Sua mesma cruz, crucificado para o mundo, e o mundo para você. Isso resolve de imediato a questão entre o que é do homem e o que é divino.
Tudo que se relaciona com o primeiro Adão, ou com o qual ele estava conectado, é julgado na morte de Cristo. Todas as coisas julgadas estão de um lado de Sua morte, e as coisas não julgadas do outro lado. Regozijo-me ao descobrir que estou livre, não apenas dos meus pecados, mas de tudo o que está ao meu redor que não é de Deus. Tudo o que não está reconciliado por meio da cruz está sob julgamento. Que encorajamento para o meu coração perceber que eu estou, por meio cruz de Cristo, completamente fora disso, “e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o Qual me amou e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gl 2:20). É importante ver tudo que a cruz abrange, e que a morte de Cristo me separa de tudo aqui, para Ele mesmo. Só a morte d’Ele me conecta com qualquer coisa aqui. Lembro-me d’Ele em Sua morte e a anuncio até que Ele venha.
Morte necessária
A reconciliação exigia Sua morte. Era necessária para mim e para tudo o que vejo. Poderia esta mesma Terra ser reconciliada sem a Sua morte? Sabemos que não poderia. Posso examiná-la ou admirá-la sem lembrar do preço da reconciliação – ou, melhor dizendo, não estão todas as coisas da Terra rotuladas com ela? Sua morte é a única associação aceitável, solene e importante, que você pode ter na Terra. Tudo o mais que você vê, e até a si mesmo, exigia Sua morte. Você deveria estar agradecido por isso ter lhe garantido absolutamente à vista de Deus, como um homem novo, totalmente separado da cena, embora enquanto esteja nela, essa é sua única associação – seu único contato admissível com ela. Sua morte se torna a lembrança verdadeira e mais agradecida de seu coração em relação a Ele, enquanto você está na Terra. Você não gosta de se lembrar d’Ele em qualquer outro lugar aqui; você gosta de lembrar-se d’Ele onde Ele acabou com tudo o que era contra Deus – tudo do velho homem – e trouxe tudo de acordo com o coração de Deus.
Adaptado de Words of Truth, 8:217
