Origem: Revista O Cristão – O Cuidado Pastoral – João 21

Pastoreio – a Prova de Amor

A alta prioridade que nosso Senhor tem quanto ao pastoreio do rebanho de Deus é revelada na maneira como Ele encomendou Seus cordeiros e ovelhas aos cuidados do apóstolo Pedro, como prova do amor de Pedro ao Senhor. O Senhor lhe disse: “Amas-Me mais do que estes?” Quando Pedro respondeu: “Sim, Senhor; Tu sabes que Te amo”, respondeu o Senhor Jesus, “Apascenta os Meus cordeiros” (Jo 21:15).

Três vezes Pedro negou ao Senhor antes de perceber o que havia feito, e levou três vezes para perceber o significado das palavras: “Amas-Me?” Enquanto isso, o Senhor graciosamente repetia essas palavras: “Apascenta as Minhas ovelhas”. O Senhor estava dizendo a Pedro que era assim que Ele queria que Pedro mostrasse que O amava ou estava ligado a Ele.

Pedro, o mais proeminente dos discípulos, se orgulhou de seu amor pelo Senhor, mas falhou miseravelmente em demonstrar seu amor. Ele negou com força o conhecimento do Senhor. Não bastava Pedro amar apenas com palavras – o Senhor queria que as ações provassem isso. Sim, o Senhor sabia que Pedro O amava, mas onde estava a demonstração disso em sua vida? Chegar ao fundo desse problema prepararia Pedro para ser alguém que pudesse fortalecer seus irmãos (veja Lucas 22:32). A força para fazer isso não poderia vir de dentro. Ele precisava aprender a confiar no Senhor.

O próprio Senhor sabia tudo o que aconteceria e havia dito aos discípulos isso de antemão. No entanto, Ele estava disposto a passar pela experiência de ser negado por Seu discípulo, a fim de prepará-lo para ser pastor de Suas preciosas ovelhas. Que bom e grande Pastor Ele é!

O Senhor logo estava indo embora, deixando os discípulos para cuidar de Suas ovelhas. Ele não confiaria Suas ovelhas a qualquer um. Vemos a importância que Ele dá aos cuidados de Suas ovelhas pela maneira como prepara os discípulos. Era isso que Ele queria que Pedro aprendesse, e mais do que isso, servisse pelo resto de sua vida (até a morte), deixando-se guiar pelos outros. Acreditamos que ele fez.

O apóstolo Pedro, mais tarde em sua primeira epístola, fala de ser testemunha dos sofrimentos de Cristo (pois não ousa dizer que foi participante desses sofrimentos) como base para nos exortar a apascentar “o rebanho de Deus” (1 Pe 5:2). Ele entendeu o ponto que o Senhor havia lhe ensinado. Ele apascentou o rebanho porque viu como o Senhor os amava e mostrou aos santos que esse era o motivo para fazê-lo. Em suas epístolas, ele não fala de seu amor ao Senhor ou ao Seu povo, embora os exorta a se amarem uns aos outros. Ele, no entanto, fala da “coroa de glória” que o Senhor daria àqueles que eram bons pastores do rebanho de Deus.

Que o Senhor nos ajude a segui-Lo dessa maneira, para ver o amor que Ele tem pelas ovelhas e cuidar delas como Ele faz. “Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos”. “Conhecemos a caridade [amor] nisto: que Ele deu a Sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos” (1 Jo 3:14-16).

D. C. Buchanan

Compartilhar
Rolar para cima