Origem: Revista O Cristão – O Cuidado Pastoral – João 21

Pastoreio


Não há nada que eu ore mais do que para que mais pastores sejam levantados. O que quero dizer com pastor é alguém que pode suportar toda a tristeza, cuidado, miséria e pecado de outra pessoa em sua própria alma, recorrer a Deus quanto a essas coisas e trazer de Deus aquilo que suprirá essa necessidade, antes que ele vá até a outra pessoa.

Eu creio que um pastor é um dom raro. O trabalho do evangelista é mais simples. Ele se coloca diante do mundo em favor de Cristo. Um pastor deve ser como um médico; ele deve saber qual é a comida certa, o medicamento certo, o diagnóstico certo, toda a farmacêutica, e também como aplicá-los. Em certo sentido, é um dom raro e muito precioso.

O pastor e o mestre são coisas distintas. O pastor não apenas dá comida como o mestre; o pastor pastoreia as ovelhas, as guia aqui e ali e cuida delas. Eu acho que é algo muito desejável, mas acredito que é um dom raro e sempre foi. Pastores devem ter um coração para as ovelhas. Existem graus de completude nisso, mas é isso que o pastor deve fazer. O evangelista leva o evangelho ao pobre pecador, enquanto o pastor tem santos em seu coração e cuida deles.

J. N. Darby, trechos selecionados

Compartilhar
Rolar para cima