Origem: Revista O Cristão – O Homem Perfeito e Dependente
Davi – Uma Figura de Cristo
1 Samuel 17:30-40
Que bela imagem vemos em Davi, do Senhor Jesus Cristo, na passagem acima. Quando rejeitado pelos líderes do povo de Israel, o Senhor Se voltou para aqueles que esperavam por libertação, assim como Davi fez quando seus irmãos o desprezaram. O Senhor Jesus havia sido enviado por Seu Pai, em amor, para salvar Seu povo dos pecados por eles cometidos, mas Ele era odiado e desprezado pelos escribas e fariseus, que O invejavam. Qualquer um de nós também, que procura agradar ao Senhor no caminho de obediência, às vezes nos veremos acusados de orgulho, até mesmo por outros Cristãos, mas não nos ressentiremos disso. Sejamos graciosos e continuemos no caminho de obediência ao Senhor, independentemente do que os outros possam dizer. A obediência a Deus deve sempre vir antes de tudo. Haverá um tempo de manifestação algum dia, quando o Senhor recompensará tudo o que está de acordo com Sua mente, mesmo que tenhamos sido desprezados por isso. Esse encorajamento é dado àqueles que tremiam diante da Palavra de Deus (Is 66:5).
Sem temor
Quando Saul ouviu que Davi não tinha medo do gigante Golias, mandou chamá-lo. Davi disse a Saul que o coração de ninguém desfalecesse por causa de Golias, pois ele subiria e lutaria com ele. Saul, o homem natural, pensou apenas em como Golias era um gigante e um homem de guerra desde a juventude, enquanto Davi era jovem e inexperiente. Ele não conseguia entender a coragem de Davi. Então Davi contou a Saul como o Senhor o havia capacitado a vencer um leão e um urso, que vieram roubar o rebanho de seu pai, e que aquele filisteu não era diferente, visto que ele havia desafiado os exércitos do Deus vivo. O pobre Saul não tinha fé e não conseguia entender Davi. Ele até se esqueceu de que o conhecia, embora Davi já tivesse tocado harpa em sua corte. No entanto, se Davi estivesse disposto a ir, Saul não impediria, então ele disse: “Vai-te, e o SENHOR seja contigo” (ARA).
Saul não sabia nada da força do Senhor e pensava apenas em meios naturais. Portanto, ele colocou sua própria armadura em Davi, e Davi pegou a espada de Saul na mão e começou a andar. Mas logo percebeu que as vestes e a espada de Saul não lhes serviriam, pois nunca as havia experimentado. Usar a armadura de Saul não era confiança no Senhor, mas na armadura, e então ele disse: “Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si”. Ele não havia experimentado a armadura, mas havia experimentado o Senhor e sabia que Ele era capaz!
Em fraqueza
Davi então pegou o cajado e uma funda na mão e desceu ao riacho onde escolheu cinco pedras lisas que colocou no alforje do pastor. Cinco, na Escritura, é uma imagem de fraqueza, e isso nos falaria, creio eu, do Senhor Jesus que veio a este mundo em fraqueza. Foi na fraqueza que Ele derrotou todo o poder de Satanás. Ele enfrentou Satanás pela primeira vez no deserto, usando a Palavra que, como Homem, Ele havia escondido em Seu coração; lá Ele amarrou o homem valente e saiu para lhe saquear a casa (Mt 12:29). Ao aplicar isso a nós mesmos, vemos a importância da Palavra em enfrentar o poder de Satanás contra nós por meio da tentação. É claro que o Senhor Jesus, o bendito Filho de Deus, não podia pecar, mas a maneira como Ele enfrentou Satanás se tornou um exemplo para nós. Mesmo em Seu poder como Deus, o Senhor Jesus não desprezou Satanás, embora Ele pudesse ter feito isso, mas o enfrentou como um Homem perfeito e dependente deveria. Que possamos formar o hábito de enfrentar as perguntas e tentações de Satanás pela Palavra de Deus.
Bible Talks, Messages of God’s Love, 10/03/1954