Origem: Revista O Cristão – Descanso

Descanso ao Meio-dia

“Dize-me, ó Tu, a Quem ama a minha alma: Onde apascentas o Teu rebanho, onde o fazes descansar ao meio-dia; pois por que razão seria eu como a que anda errante junto aos rebanhos de Teus companheiros?” (Ct 1:7).

“Descansar ao meio-dia”! Como isso soa convidativo! Para entender este cântico, precisamos nos imaginar em terras orientais. É meio-dia, e os raios do Sol escaldante incidem sobre a Terra ressequida e cansada. Não há como escapar do seu brilho implacável. Mas há Alguém que é hábil em encontrar descanso até mesmo ao meio-dia para o Seu rebanho; Ele é chamado de Aquele “a Quem ama a minha alma”.

Caro Cristão atribulado e ansioso, já chegou o meio-dia para você? Os raios abrasadores da tribulação, da provação, da fraqueza do corpo, ou das esperanças frustradas e de um espírito quebrantado o alcançaram a ponto de você sentir que não aguentava mais? O que você precisa é de DESCANSO.

Há Um, o mesmo a Quem sua alma ama, que pode lhe dar o descanso de que você precisa. Ele O ama profundamente, e foi Ele Quem permitiu a tribulação, a fraqueza do corpo, o espírito quebrantado, para que, sedento e cansado, você pudesse finalmente se voltar para Ele e poder “descansar ao meio-dia”. Mesmo ao meio-dia, há um lugar de perfeita paz. Que descanso é esse! Deitar-se perfeitamente passivo em Suas mãos, sabendo que o amor, o perfeito amor divino que planejou seu caminho, mediu o peso da sua tristeza. Ele está empenhado em realizar os propósitos do Seu amor em você, primeiro para a Sua própria glória, e depois para o seu ganho supremo. No conhecimento desse amor, seu coração pode descansar – “descansar ao meio-dia”.

Conheci um Cristão que estava morrendo. Alguém poderia pensar que ele não suportaria maior pressão e enfraquecimento, mas quanto mais feroz a provação, mais belo era o descanso que ele desfrutava. Não há combinação possível de circunstâncias em que não se possa conhecer esse descanso.

“E será Aquele Homem como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta” (Is 32:2).

“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei” (Mt 11:28).

A mesma verdade é dita de maneiras diferentes. Em todo o nosso cansaço, conhecemos Aquele que conheceu o cansaço e a sede. Aquele que é “sobre todos, Deus bendito eternamente”, mas verdadeiramente Homem, agora está glorificado, Aquele que socorre Seu povo e é seu Grande Sumo Sacerdote, compadecido das “nossas fraquezas”. Certamente podemos encontrar descanso n’Ele, como sob “a sombra de uma grande rocha em terra sedenta”. Ele faz o convite: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei”. Todo pecador cansado que se aproxima d’Ele encontrará descanso. Bendito Jesus! Aquele a Quem nossa alma ama é o mesmo que pode dar descanso ao Seu rebanho ao meio-dia. “Descansar ao meio-dia”! Você sabe alguma coisa sobre isso?

Christian Truth, Vol. 37

Compartilhar
Rolar para cima