Origem: Revista O Cristão – Educação

Educação


Educar, conforme o dicionário Webster, é desenvolver mental e moralmente, especialmente por meio de instrução. É o lado moral da educação que cria sérias preocupações para o povo de Deus. Uma coisa é ensinar matemática ou como ler e escrever, cozinhar ou plantar um jardim, mas é bem diferente ensinar o caminho e a vontade de Deus. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e do conhecimento (Pv 9:10; 1:7). Qualquer educação moral que não comece com essa verdade como fundamento está errada e é prejudicial.

Ontem à noite, em um centro de detenção, notei uma placa na porta de uma sala de aula que dizia “Habilidades para a Vida” e listava várias disciplinas ensinadas naquela sala. A dificuldade começa quando o professor de “habilidades para a vida” combina a instrução mental com a moral e ele não tem os pensamentos de Deus sobre a moral. Como alguém já disse: “Toda vez que você diz ‘eu acho’, você acabará pensando errado em todos os assuntos morais e espirituais, a menos que seus pensamentos sejam formados pela Palavra de Deus”.

Nem todo mundo tem a capacidade de ensinar habilidades básicas da vida, como leitura, escrita e aritmética. No entanto, elas são uma parte importante da vida cotidiana e precisam ser ensinadas por alguém. Na maioria dos países, é obrigatório que uma criança receba essa educação. Quem vai ensinar o que? Esta edição da revista O Cristão aborda algumas dessas necessidades e preocupações, com a luz da Palavra de Deus.

Tema da edição

Compartilhar
Rolar para cima