Origem: Revista O Cristão – A Criação de Filhos – Parte 2
Educação
Educação e natureza do homem
A educação não muda a natureza moral do homem. “A carne para nada aproveita” (Jo 6:63). Cristo é a sabedoria de Deus (1 Co 1:24, 30). Para a fé, Sua morte é o completo fim do primeiro homem, e Sua vida é o padrão do novo homem para sua caminhada neste mundo para a glória de Deus. Que possamos ler a preciosa revelação de Deus, a Bíblia, acreditar nela, e nela meditar e buscar Sua graça para andar na luz e sabedoria dela.
Sabedoria de Deus e sabedoria do homem
A sabedoria de Deus é perfeita por causa de Seu conhecimento perfeito de todas as coisas. “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os Seus juízos, e quão inescrutáveis, os Seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi Seu conselheiro?” (Rm 11:33, 34). O homem “nunca pode descobrir as coisas que pertencem à revelação”. Este é simplesmente o tema do livro de Eclesiastes. Mostra-nos a extensão da sabedoria do homem “debaixo do Sol”, à parte da revelação de Deus. “Criação e ressurreição são duas coisas que pertencem à revelação”. A sabedoria do homem nunca poderia descobrir uma ou outra, como vemos em Atos 17:23-32.
Então, a sabedoria de Deus não é uma extensão da sabedoria do homem, nem é um aprimoramento dela. É sempre o oposto da sabedoria do homem. A menos que aceite a revelação da verdade encontrada na Palavra de Deus, o homem faz do mundo em que vive o horizonte de todos os seus pensamentos, esforços e ações. Toda a sua vida é governada por esses motivos mundanos. Mas, a voz da sabedoria, conforme encontrada na Palavra, nos ensina a sentar aos pés de Jesus, como Maria fez, e ouvir a palavra de Sua boca, para que possamos aprender a sabedoria de Deus.