Origem: Revista O Cristão – Fracasso no Testemunho
Embaixadores de Cristo
A posição do Cristão neste mundo atual
Há vinte anos, em 11 de setembro de 2001, o país que há muito se orgulhava de ser a democracia mais poderosa do mundo foi atacado pelo terrorismo vindo de fora. Aquele trágico evento uniu o país e o unificou, pelo menos por um curto período de tempo, de uma forma que não se via há algum tempo. Quase 20 anos depois, em 6 de janeiro de 2021, o mesmo país foi atacado pelo terror vindo de dentro, e esse evento assustador resultou na solidificação do estado bastante dividido em que o país agora se encontra, em um grau que não era visto há pelo menos um século e meio.
Isso nos mostra que, não importa qual a forma de governo o homem escolha para governar um país, e não importa quão poderosa qualquer nação pareça ser neste mundo, não há sistema de governo, seja democracia ou qualquer outro, que possa ser sucesso duradouro garantido. Além do mais, nos é dito na Palavra de Deus, em Romanos 13:1, “Não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus”. Esse versículo deixa muito claro que quem quer que esteja governando qualquer país do mundo, e seja qual for o candidato que no final é determinado vencedor de uma eleição em uma democracia, essa pessoa é aquela que Deus ordenou para governar aquele país até que Ele decida ordenar outra pessoa para governá-lo.
A Palavra de Deus também nos diz em 1 Timóteo 2:1-2, “Exorto, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que exercem autoridade” (AIBB). No entanto, em nenhum lugar na Palavra de Deus, encontramos que devemos fazer campanha ou votar em um determinado candidato ou partido a ser eleito. Se fizéssemos isso, é bem possível que estivéssemos indo contra a escolha de Deus. Ainda que a posição política declarada de um partido apoie princípios bíblicos e alguns candidatos até sejam Cristãos verdadeiros, isso não significa necessariamente que eles são aqueles que Deus ordenou para estar no poder. Daniel 4:17 nos fala, “O Altíssimo tem domínio sobre os reinos dos homens; e os dá a quem quer, e até ao mais baixo dos homens constitui sobre eles”.
Não muitos anos após este mundo ter rejeitado e crucificado o Senhor Jesus Cristo, o apóstolo Paulo, em Gálatas 1:4, já falava deste presente mundo mau. Um pouco depois, em 2 Timóteo 3:13, ele nos fala, “os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados”. Desde aquela época até agora, o mundo nunca mudou de ideia e nunca melhorou. Na realidade, por muitas décadas, agora a própria existência de Deus tem sido questionada e até negada. Muitas pessoas hoje, até mesmo Cristãos verdadeiros, parecem acreditar que o presente estado de coisas caótico neste mundo pode ser melhorado. Mas a Palavra de Deus deixa muito claro que não há governo ou governante individual, nem mesmo Cristãos verdadeiros envolvidos em política ou governo, em qualquer país, que possa ter esperança de melhorar o presente estado de coisas ou endireitá-las.
Qual deve ser então a posição dos Cristãos verdadeiros em meio ao caos atual? Mais uma vez a Palavra de Deus é muito clara. O próprio Senhor Jesus disse em João 15:19: “[Vós] não sois do mundo, antes Eu vos escolhi do mundo”. Efésios 2:6 nos diz que Deus “nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”. Filipenses 3:20 diz: “Mas a nossa cidade [cidadania] está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. 2 Coríntios 5:20 nos diz: “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo”. Se somos cidadãos do céu e temos o imenso privilégio de sermos deixados aqui por um breve período para sermos embaixadores de Cristo neste mundo, então não temos nada que nos envolver na política ou governo deste mundo, nem deveríamos estar procurando por melhoria neste mundo. Em vez disso, temos a maravilhosa responsabilidade de verdadeiros embaixadores, representando Cristo como luzes neste mundo sombrio, para que indivíduos sejam convencidos de pecado, atraídos por Seu amor e Sua oferta de salvação gratuita, e creiam n’Ele como seu Salvador!
Depois dos eventos dos últimos dois anos, o mundo ainda está esperando desesperadamente que as coisas voltem ao normal, para que possam seguir com sua vida. No entanto, Romanos 12:2 nos diz, “Não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (AIBB). É possível que nós, crentes no Senhor Jesus Cristo, redimidos por Seu precioso sangue, também estejamos esperando que as coisas voltem ao normal, para que possamos voltar ao nosso modo de vida relativamente próspero e tranquilo? Uma pergunta muito solene!
Ou estamos, como lemos em Tito 2:13, “aguardando a bem-aventurada esperança [‘voltarei e vos receberei para Mim mesmo’ (Jo 14:3 – ARA)] e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo [‘Eis que vem com as nuvens, e todo olho O verá, até os mesmos que O traspassaram’ (Ap 1:7)]”? Estamos esperando “que ao nome de Jesus se dobre todo joelho […] e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2:10-11)? Será que existe alguma coisa que poderíamos estar esperando neste mundo que seja mais importante para nós do que ser “arrebatados juntamente […] a encontrar o Senhor nos ares” (1 Ts 4:17)? Esse momento poderia muito bem acontecer HOJE!