Origem: Revista O Cristão – O Lar, Um Santuário
Ensinando às Crianças a Lei do Senhor
Pensemos no pai piedoso em Israel, ensinando aos seus filhinhos a lei do Senhor. Naqueles dias, os homens não tinham livros tão bem moldados como os que temos agora; as palavras da lei de Deus foram escritas em longos pedaços de pele, enroladas em torno de um rolo. O pai segurava esse rolo e ensinava seus filhos a partir dele.
O Deus de Israel foi muito específico quanto a ensinar às criancinhas Seus mandamentos, como esta passagem é suficiente para mostrar: “Congregai o povo, homens, mulheres e pequeninos, e os estrangeiros que estão dentro das vossas portas, para que ouçam e aprendam, e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei; e que seus filhos que não a souberem ouçam, e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus” (Dt 31:12-13 – AIBB). E, sem dúvida, nestes nossos dias, nosso Deus espera que pais piedosos ensinem aos jovens Sua santa Palavra. No Novo Testamento, vemos como, desde a sua infância, Timóteo conhecia a Sagrada Escritura: Sua piedosa avó, Lóide, e sua mãe, Eunice, o instruíram bem nas santas Palavras que são capazes de nos tornar sábios para a salvação, por meio da fé que está em Cristo Jesus; e quando pensamos nisso, só podemos dizer que o treinamento desde a infância por uma mãe piedosa é a maior bênção que qualquer criança pode ter.
Examinando a Escritura
Assim como os grandes rolos ou livros, também costumava haver pequenos rolos para as crianças contendo porções das Escrituras, para que pudessem se familiarizar com as grandes verdades que Deus revelou, como diz a Escritura: “as [coisas] reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei” (Dt 29:29). De fato, o ensino da Palavra de Deus às crianças não só foi insistido na Escritura, mas foi praticado diligentemente na Judéia nos tempos de nosso Senhor.
Desejamos sinceramente pressionar cada pai Cristão a solene necessidade de ensinar às crianças as grandes verdades da Bíblia. As crianças sempre têm prazer em pesquisar as coisas na Escritura. Eles encontram grande interesse em buscar por si mesmos, ou, com seus pais, se forem muito jovens para isso, verdades bíblicas sobre a Santíssima Trindade, o ódio de Deus contra o pecado, a grandeza do amor de Deus pelos pecadores, o valor do sangue do Senhor Jesus Cristo, a existência eterna do homem no futuro e outras grandes verdades que Deus nos revelou.
Toda criança em todo lar Cristão deve saber pelo menos alguma coisa de tais verdades, e temos a certeza de que, com o encorajamento dos pais, as crianças se deleitariam em examinar as Escrituras. O Senhor nos ordena a examinar e explorar as Escrituras! Procuramos coisas quando estamos com nossos filhos em nossas caminhadas, e tudo o que encontramos na natureza nos enche de interesse. Na Palavra de Deus há belezas e maravilhas em cada página, mas a busca é necessária. E em nossos dias aqueles filhos que foram fundamentados na Palavra de Deus se levantarão e chamarão seus pais de abençoados. Neste dia de crescente infidelidade, que maior alegria podem ter os pais piedosos do que ver seus filhos deleitando-se na Palavra de Deus?
Faithful Words for Young and Old, Vol. 13