Origem: Revista O Cristão – Tempo e Eternidade

O Espírito Eterno

O sangue de Cristo, de acordo com a Sua Palavra, atende perfeitamente a toda falta anunciada. Para uma aproximação de Deus, ele é perfeito; para a redenção, por garantir também os direitos de Deus, é eterno; e nossa consciência também é conduzida corretamente, de maneira adequada, por nos aproximar de Deus e por repousar nesta eterna redenção. Consequentemente, aqui segue o efeito prático disso: “quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, Se ofereceu a Si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hb 9:14).

É o único lugar na Escritura onde “eterno” é aplicado ao Espírito Santo, e é introduzido aqui como o termo qualificativo do Espírito, a fim de mostrar a maneira absoluta para os problemas eternos para os quais a oferta foi então apresentada a Deus: um Homem, mas com um caráter verdadeiramente divino de valor inesgotável. Certamente, se há algo que marca a diferença entre Deus e a criatura, é essa qualidade de “eterno”. Aqui, um Homem na Terra Se apresenta nesse caráter maravilhoso.

Mais uma vez, Ele “Se ofereceu” a Si mesmo sem mancha para Deus. Essa não é a palavra para levar nossos pecados, estritamente falando. Sempre havia duas partes no sacrifício: uma, a vítima, apresentada como uma oferta; a outra, os pecados lançados sobre a vítima. Então, essa palavra expressa apenas o primeiro elemento.

Oferecer a Si mesmo “pelo Espírito eterno” foi a perfeição de nosso Senhor em Se apresentar. Ele nunca agiu simplesmente de Sua própria Pessoa, mas no poder do Espírito de Deus, desde o momento em que, para iniciar Seu ministério público, Ele recebeu o Espírito Santo, pois a Escritura expressa que nosso Senhor recebeu e foi ungido pelo Espírito Santo. Não apenas Ele foi concebido pelo Espírito Santo ao entrar no mundo, mas Ele foi selado pelo Espírito Santo, como sabemos, no momento do Seu batismo. Ele é desde então o Homem dependente; o que quer que Ele tenha feito, tudo foi feito em virtude do Espírito, mesmo este ato de Sua oferta como Vítima imaculada. O objetivo e o efeito são a redenção eterna.

W. Kelly (adaptado)

Compartilhar
Rolar para cima