Origem: Mensagens do Amor de Deus – A Esquina da Segunda Chance
Maravilhas da Criação de Deus: Os Caminhos da Coruja
“Sou como um mocho (uma coruja) nas solidões” Salmo 102:6
Existem aproximadamente 254 espécies de corujas no mundo. A menor é a coruja-anã. Com menos de 15 centímetros de altura, ela vive em desertos e florestas do sul dos Estados Unidos e no México. A coruja-de-chifres-grandes, com até 63 centímetros de altura, e a grande coruja-cinzenta, com 60 a 84 centímetros, estão entre as mais altas.
A coruja mais comum é a coruja-das-torres. É uma ave tipicamente marrom, com 33 a 50 centímetros de altura, com o rosto branco em formato de coração. Como ela não constrói ninho, seus ovos são depositados em locais como ocos de árvores, celeiros, cavernas e caixas-ninho.
As corujas-buraqueiras vivem e fazem ninhos no subsolo, em tocas que tomam de cães-da-pradaria, esquilos-terrestres e tartarugas. Sendo elas criaturas sociais, frequentemente vivem em colônias e, às vezes, compartilham a toca para a qual se mudam com os animais que a construíram.
A maioria das corujas caça grande parte da noite, mas as corujas-buraqueiras caçam tanto de dia quanto de noite. O Criador deu às corujas olhos grandes para que possam enxergar no escuro. Como não conseguem mover os olhos na cabeça, enxergam apenas uma pequena área de cada vez, mas conseguem girar a cabeça quase completamente, o que as torna capazes de enxergar mais do que a maioria das aves. Seus olhos são até 100 vezes mais sensíveis à luz do que os nossos. Se expostos à luz forte, uma membrana protetora cobre seus olhos, reduzindo o brilho.
As corujas têm garras fortes e ágeis para capturar e segurar suas presas, além de bicos afiados e curvos. A maioria das corujas caça camundongos, ratos, passarinhos, coelhos, esquilos, e até cobras, gambás e escorpiões. Isso as torna um dos meios de Deus manter as populações dessas criaturas sob controle.
Vários fatores tornam o voo de uma coruja quase silencioso. Por exemplo, as bordas dianteiras das penas primárias de voo da coruja são serrilhadas, como um pente, interrompendo o fluxo de ar e reduzindo o ruído. Penas muito macias são outro fator que contribui para um voo silencioso.
A audição das corujas é aguçada devido às penas em seu rosto que se curvam, como uma antena parabólica, para enviar sons aos seus ouvidos. Uma orelha fica mais alta que a outra na cabeça, o que as ajuda a saber exatamente de onde vem o som que estão ouvindo.
A coruja mencionada em nosso versículo no início vivia uma vida solitária em lugares abandonados e fazia um barulho que as pessoas não gostavam de ouvir. Isso nos dá uma imagem da experiência do Senhor Jesus Cristo enquanto Ele andava por este mundo, solitário e triste, pregando coisas que as pessoas não queriam ouvir. Embora Ele tenha retornado ao céu e oferecido salvação gratuita a quem a desejar, muitas pessoas ainda O rejeitam. Você já aceitou a maravilhosa salvação que Ele conquistou para você com Sua morte?
