Origem: Revista O Cristão – Evangelização

A Importância da Escola Dominical

É absolutamente impossível estimar a verdadeira a importância de se alcançar a alma humana durante seus primeiros anos de vida. O jesuíta diz, e diz com sabedoria: “Dá-me o teu filho pelos primeiros sete anos da sua vida e eu o darei a ti por todo o resto”. A mente infantil tem essa condição receptiva e fértil, que o que é então implantado nela é raramente, ou nunca, eliminado ou completamente destruído. Então, se o erro for introduzido, de forma diligente e efetiva, o fruto pernicioso disso será manifesto durante toda a vida. Por outro lado, se a verdade de Deus é depositada na criança, então há material para que, nos anos seguintes, o Espírito de Deus possa utilizar e realizar, e muito frequentemente Ele o faz.

Por isso, minhas mais cordiais empatias são para com a obra da escola dominical e todos os esforços para alcançar os jovens são levados adiante de um modo piedoso. Pessoalmente, devo tudo ao ensino e instrução precoces nas Escrituras. Assim que aprendi as letras, minha querida mãe me ensinou a ler a Escritura, particularmente as partes históricas dela, e quando eu era criança, com sete anos, eu podia frequentemente ser encontrado de pernas cruzadas debaixo da mesa da sala de jantar, lendo a grande Bíblia da família que meu pai lia na hora da oração. Embora não tivesse sido ainda tocado pelo Espírito de Deus, e praticamente um inconverso, as histórias das Escrituras que fui encorajado a ler entraram em minha mente e nunca saíram. Quando fui trazido ao Senhor aos vinte anos, vi que eu era possuidor de uma vasta massa de informações bíblicas que, como servo de Deus, tem sido de grande utilidade para mim ao procurar ajudar e ensinar os outros.

Podem argumentar que isso foi o resultado do ensino familiar. Certamente, mas se você está ciente de que existem crianças cujos pais não lhes dão este privilégio, deve ser seu feliz privilégio pregar e ensinar a eles a Palavra de Deus. Isso exige oração, abnegação e perseverança, mas certamente será recompensado pelo Senhor. De uma coisa podemos estar certos: não haverá recompensa para a nossa preguiça – preguiça que muitas vezes é o resultado da falta de inclinação para nos expormos, embora às vezes possamos lisonjear nossas almas indolentes com o pensamento de que a obra da escola dominical e coisas do tipo não são para nós. Se chegássemos ao fundo da questão, provavelmente descobriríamos que não estávamos suficientemente interessados nas crianças pequenas para abrir mão de nosso confortável lar para estarmos sentados no banco duro, o barulho, e o trabalho geral relacionado com a obra da escola dominical.

A todos os meus jovens irmãos e irmãs, eu diria – dediquem-se ao Senhor, talvez nesta linha especial de trabalho. Lembrem-se de que você tem apenas uma vida – viva e use-a para Cristo.

Writing to Sunday School Teachers

W. T. P. Wolston

Compartilhar
Rolar para cima