Origem: Revista O Cristão – Fé
Fé – O que é Isto?
Neste dia de dúvida, uma questão é de suma importância para todos nós: O que é fé? Da resposta que podemos dar a essa questão, muito depende, tanto no presente quanto no futuro. Talvez a resposta mais simples nos seja dada nas palavras de Paulo, proferidas durante a violenta tempestade que ocorreu em sua viagem a Roma. As circunstâncias eram as mais angustiantes. Durante vários dias, o navio no qual ele navegava foi jogado para cima e para baixo no Mar Mediterrâneo, com todas as perspectivas de perda total. Quando seus companheiros de viagem estavam em desespero, ele contou a eles a simples mensagem que lhe foi transmitida por um anjo de Deus, que não se perderia uma vida sequer de todos os 276 a bordo do navio. Ele acrescentou: “Portanto, ó varões, tende bom ânimo! Porque creio em Deus que há de acontecer assim como a mim me foi dito” (At 27:25).
“Eu creio em Deus”
Aqui nós temos todo o segredo da fé – “Porque creio em Deus”. O primeiro homem e mulher neste mundo perderam a confiança em seu Criador quando no jardim, preferindo receber a palavra da serpente. Desde então tem sido comum para o homem desconfiar e desacreditar do seu Deus. Fé é o retorno da alma à confiança original do homem em seu Criador.
Que a voz de Deus seja ouvida hoje por aqueles que desejam ouvi-la! Certamente! É concebível que o Deus de amor e bondade insondáveis deixaria a vasta família humana sem alguma luz para iluminar suas trevas? O pensamento é antinatural e impossível. Onde, então, a voz divina pode ser ouvida? Nas Escrituras, que são inspiradas por Deus, como Paulo assegurou a Timóteo há muito tempo. Que valorizemos a confiança nos escritos sagrados, aceitando-os como a própria Palavra de Deus. Se desistirmos destes, tudo se foi.
Táticas do inimigo
Nosso arqui-inimigo Satanás sabe bem onde está a chave da situação e, portanto, seus esforços persistentes em todas as épocas para arrancar as Escrituras das mãos humanas. Suas táticas mudam com o passar do tempo, em uma estação despertando as autoridades seculares para uma epidemia de queima da Bíblia, em outra temporada enchendo a atmosfera religiosa com críticas profanas. Mas quaisquer que sejam as táticas, o objetivo é sempre o mesmo – destruir tanto a fé como aquilo em que a fé repousa.
“Varões… eu creio em Deus”. Na Bíblia, Deus me fala dos meus pecados, humilhando-me até ao pó. Fielmente, Ele me adverte, em escritos que nunca me enganarão, quais devem ser as consequências do pecado. Mais e melhor do que tudo, Ele revela para mim um coração de afeição infinita, que não impediu até mesmo do sacrifício de Seu próprio Filho amado, que homens pecadores pudessem, em uma base perfeitamente justa, ser salvos e abençoados para todo o sempre. Certamente tal Deus é digno de toda a confiança e amor do meu coração.
