Origem: Revista O Cristão – Nascentes, Fontes e Rios

Uma Fonte Turvada e Um Poço Contaminado

Frequentemente lemos na Palavra de Deus sobre o refrigério que se pode obter de uma fonte ou de um manancial de água, bem como de um poço puro. Mas também lemos que “como fonte turvada, e manancial poluído, assim é o justo que cede diante do ímpio” (Pv 25:26).

Talvez alguns de nós, sem saber, tenhamos bebido água de uma fonte impura, como uma fonte que foi “turvada” ou um poço que foi contaminado (ou poluído). A água pode ter tido um gosto bom, mas algum tempo depois as impurezas nela presentes nos deixaram doentes. Às vezes, a doença pode ser leve, como uma dor de estômago por algumas horas, mas outras vezes os resultados podem ser graves e até fatais. Doenças como cólera, febre tifoide, hepatite e poliomielite podem todas vir de água contaminada.

“Cambalear” diante dos ímpios 

Aqui em Provérbios, o Espírito de Deus usa o exemplo da água poluída para nos lembrar da poluição moral e de como um homem justo pode ceder ou “cambalear” diante dos ímpios. Cambalear significa ser instável ao caminhar e estar sujeito a cair facilmente. Esperamos que um homem justo se levante diante dos ímpios e defenda o que é correto; não esperamos que ele “ceda”, ou talvez “cambaleie” e seja inseguro consigo mesmo.

Pode haver muitas razões diferentes pelas quais um homem justo poderia agir assim. Talvez um bom exemplo seja Ló, sobrinho de Abraão. Ló gostava da “campina do Jordão” que era “toda bem regada” (Gn 13:10), embora sua ida para lá o tenha aproximado da ímpia cidade de Sodoma. Por fim, Ló mudou-se para essa cidade e chegou a estar “assentado à porta de Sodoma” (Gn 19:1) – o local onde se realizava a administração da cidade. Devido à sua posição ali e à sua preferência pelo clima e conforto do lugar, ele acabou “cedendo” aos ímpios. Talvez ele pensasse que poderia ser uma boa influência para o lugar, mas, em vez disso, Sodoma foi uma má influência para ele. A Palavra de Deus se refere a ele como o “justo Ló” e como um “homem justo” (2 Pe 2:7-8 – JND), mas ele falhou ao não expor nem falar contra o terrível mal em Sodoma. Por fim, ele, sua esposa e suas duas filhas tiveram que ser arrastados para fora da cidade, pouco antes de o Senhor trazer o juízo sobre ela.

É verdade que, quando os dois anjos chegaram a Sodoma para investigar o que estava acontecendo, Ló os convidou para sua casa e lhes ofereceu refrigério, mas infelizmente isso estava misturado a todo o mal ao seu redor – um mal contra o qual ele parecia incapaz de falar ou agir. Ele era, de fato, uma fonte turvada e um poço contaminado.

Tudo isso deve servir de alerta para cada um de nós. Em um mundo que se torna cada vez mais ímpio, é fácil se comprometer e ceder diante dele, em vez de se posicionar corajosamente pelo Senhor e pela justiça. Não podemos impor justiça a este mundo, mas podemos ser um testemunho para Ele e, acima de tudo, lembrar a este mundo não apenas do juízo vindouro, mas também do caminho de Deus para escapar por meio da fé no Senhor Jesus Cristo.

W. J. Prost

Compartilhar
Rolar para cima