Origem: Revista O Cristão – Nascentes, Fontes e Rios
Fontes Celestiais – O Rio do Mundo
Eu estava refletindo um pouco sobre a bela descrição, dada por Moisés a Israel, da terra (antes de entrarem nela) em Deuteronômio 8:7-9 e 11:10-12. Ele a apresenta a eles em suas excelências positivas e comparativas – como ela era em si mesma e em contraste com o Egito. Em si mesma, ela seria repleta de toda sorte de coisas boas – trigo, vinho e azeite (cap. 8:8) – das quais outra passagem diz: “O vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem” (Sl 104:15).
E não apenas o solo ou a terra em si seria, assim, para o depósito dessas coisas muitíssimo necessárias e melhores, mas suas colinas e suas pedras seriam depósitos de cobre e ferro, necessários no comércio e uso comum da vida (Dt 8:9).
O rio do Egito
Mas, em contraste com o Egito, o caráter da terra prometida é descrito de forma muito abençoada. O Egito era regado com o pé, isto é, pelo esforço comum de seu povo, extraindo a água do Nilo para seus campos e jardins (Dt 11:10). Seu rio era tudo para eles, e tudo o que queriam era estar ocupados em torno de suas margens, e poderem se abastecer dele.
A água de Canaã
Mas Canaã seria cultivada pelo Senhor. Ele a regaria do próprio céu. Seu coração cuidaria dela, e Seus olhos repousariam sobre ela do início ao fim do ano (Dt 11:11-12). Como Isaías 62 diz: “A tua terra será casada” (TB). Uma figura forte, o próprio Senhor era o marido do lavrador da terra de Seu povo. Mas, além disso, Canaã seria uma terra “de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais que saem dos vales e das montanhas” (Dt 8:7). E isso é ainda abençoado, creio eu, por conter profundas indicações da glória e gozo peculiares de Canaã.
O Egito tinha um rio caudaloso que era tudo para ele, mas a nascente desse rio era desconhecida. Canaã, ao contrário, não tinha nenhum rio caudaloso. Um “ribeiro”, por assim dizer, era seu maior curso d’água: até mesmo o Jordão, comparado ao Nilo, era apenas um riacho em comparação com um rio. Mas ele tinha “fontes” brotando em todos os seus montes e vales. Suas correntes e canais podiam ser pequenos, mas ele estava repleto das fontes e nascentes dessas correntes.
Isso era exatamente o oposto do Egito. Lá, a corrente era poderosa, mas a fonte desconhecida; aqui, os canais eram pequenos e sem importância, mas as fontes eram todas conhecidas e apreciadas, juntamente com suas águas e ribeiros.
Refrigério do Egito ou de Canaã?
Sabemos que essas duas terras eram mistérios – a terra do Egito representando o mundo, ou o lugar da natureza, de onde os redimidos são chamados, e Canaã, o cenário de comunhão com Deus para o qual os redimidos são trazidos. As características das duas terras também têm significado.
O mundo pode prosseguir, suprindo-se da grande corrente de misericórdias providenciais diárias e deixar a fonte ou a origem dela completamente em segredo, enquanto o crente ou a Igreja tem relação com a grande Fonte ou Origem em todas as coisas e em todo lugar. Uma fonte deve ser conhecida em cada colina e em cada vale, e, se os pequenos ribeiros forem provados, sabe-se bem onde eles nascem e de que entranha no vale ou na montanha eles brotaram.
Suprimento desconhecido e conhecido
Não há uma voz nisso? O próprio Nilo atraía a atenção do mundo, enquanto sua nascente era um mistério. Nenhum rio em Canaã valia a atenção de um geógrafo, pelo menos na escala dos rios, mas cada colina e vale ali tinham suas frescas e doces fontes. E podemos nos perguntar: em qual terra nos sentimos mais em casa? Gostamos de andar em um lugar cheio da presença de Deus, como Canaã, ou escolheríamos um lugar como o Egito, onde podemos obter todos os suprimentos providenciais, enquanto mantemos a grande Fonte deles a uma distância desconhecida?
O caráter do céu também é representado por esta Canaã. Certamente será um descanso; será a libertação de um deserto árido e devastado, mas será um descanso cheio da presença de Deus e das incessantes e permanentes testemunhas dessa presença. A Fonte estará por toda parte (Ap 7:17).
Que possamos acolhê-la mais por causa disso e, quanto mais pudermos habitar na presença da Fonte, mais satisfeitos fiquemos. Se subirmos uma colina ou descermos um vale, que a Fonte encontre nossos olhos alegres.