Origem: Revista O Cristão – Governo

O Fracasso de Israel Sob Governo

Eli era o sumo sacerdote, o juiz e chefe de Israel, mas a glória de Israel foi lançada por terra (1 Sm 4:11), a arca de Deus foi tomada, e os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos. Nos versículos 18-21, o próprio Eli morreu, e sua nora chamou a criança que nasceu dela, Icabô, dizendo: “Foi-se a glória de Israel, porquanto a arca de Deus foi levada presa e por causa de seu sogro e de seu marido”.

Depois disso, Deus levantou Samuel, o primeiro dos profetas, e governou Israel por ele, mas Israel logo o rejeitou (1 Sm 8:7-8). “E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado a ti; antes, a Mim Me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele. Conforme todas as obras que fez desde o dia em que o tirei do Egito até ao dia de hoje, pois a Mim Me deixou, e a outros deuses serviu, assim também te fez a ti”. Foi então que Deus “deu-lhes um rei em Sua ira”, e sabemos o que aconteceu ao rei da escolha do povo. O julgamento é pronunciado: “Porém Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do SENHOR, já te rejeitou o SENHOR, para que não sejas rei sobre Israel” (1 Sm 15:26).

Davi é levantado no lugar de Saul: Deus fez essa escolha em Seu trato em graça. Davi, uma figura de Cristo, pois ele é o pai de Cristo segundo a carne, foi o presente de Deus para Israel. Assim, é unicamente pela bondade de Deus que Israel se torna rico e glorioso sob Davi e Salomão. Mas, ainda assim o povo transgrediu novamente sob esses dois príncipes: “Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão, porquanto desviara o coração do SENHOR, Deus de Israel” (1 Rs 11:9). No entanto, por causa da promessa de Deus a Davi, uma luz foi preservada em Judá até o tempo de Zedequias.

O desgosto do homem por Deus 

É um assunto infeliz pensar nessa constante aversão do coração do homem por Deus, sob todas as condições em que ele é colocado; esta é a lição que devemos tirar da história dos filhos de Israel. Posteriormente, eles se dividiram em duas partes distintas, e as dez tribos tornaram-se totalmente infiéis. Foi na pessoa de Acaz que a família de Davi, o que tinha humanamente restado das esperanças de Israel, começou a se tornar idólatra (2 Rs 16: 10-14). O pecado de Manassés foi o golpe final em todas as suas más condutas (2 Rs 21:1-16). Tal foi, em poucas palavras, o comportamento de Israel, e mesmo de Judá, até o cativeiro. O Espírito de Deus resume a história dos crimes do povo e de Sua paciência nesta linguagem impressionante: “E o SENHOR, Deus de seus pais, lhes enviou a Sua Palavra pelos seus mensageiros, madrugando e enviando-lhos, porque se compadeceu do Seu povo e da sua habitação. Porém zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e escarneceram dos seus profetas, até que o furor do SENHOR subiu tanto, contra o Seu povo, que mais nenhum remédio houve” (2 Cr 36:15-16).

Este foi o fim da existência do povo judeu na terra de Canaã, onde foram introduzidos por Josué. O nome de “Lo-Ami” (não Meu povo) foi finalmente escrito neles.

J. N. Darby (adaptado)

Compartilhar
Rolar para cima