Origem: Mensagens do Amor de Deus – O Fugitivo

Maravilhas da Criação de Deus
O Picanço Gritador


“E criou Deus o homem à Sua imagem e Deus os abençoou, e Deus lhes disse dominai sobre as aves dos céus” (Gênesis 1:27-28).

Entre as aves que o Criador colocou por todo o mundo, existem cerca de 33 espécies de picanços (pássaro açougueiro). São aves do tamanho de um tordo-americano, que se alimentam exclusivamente de carne, incluindo insetos, cobras e outras aves, além de ratos e outros roedores. Acredita-se que o nome “picanço” seja uma palavra do inglês antigo que significa “grito” e se refira aos seus chamados estridentes.

Embora muitas delas tenham penas pretas, cinzentas ou castanhas com alguma parte branca por baixo, existem três que são incomuns. O picanço-barreteiro, com um brilhante chapéu vermelho na cabeça; o picanço-de-cabeça-cinza, que tem a cabeça cinza, asas verdes e amarelas, e laranja brilhante na barriga e na garganta; e o picanço-de-elmo-plumado, com belas penas pretas e brancas e uma pluma branca na parte de trás da cabeça.

O picanço do norte e o picanço-de-cabeça-grande são as duas principais espécies de picanço encontradas na América do Norte. O picanço-de-cabeça-grande é o mais avistado nos 48 Estados dos EUA durante o verão, embora seu número tenha diminuído atualmente. O nome “cabeça-grande” refere-se ao tamanho da sua cabeça em comparação com o resto do corpo. Esta bela ave cinza, branca e preta possui um bico preto, curto e forte, com uma ponta afiada e curvada, como outros picanços, e uma máscara preta sobre os olhos. Os picanços geralmente formam casais para a vida toda. A fêmea constrói o ninho com galhos e grama em árvores ou arbustos.

Essa ave prefere poleiros de 4 metros de altura em locais abertos, de onde observa suas presas. Quando avista uma vítima, mergulha rapidamente, capturando-a no ar ou no chão e matando-a rapidamente. Ela consegue atacar criaturas maiores que ela mesma devido à sua cabeça e bico fortes, essencialmente desferindo um golpe de chicote na vítima com a velocidade com que ataca sua cabeça ou pescoço.

Como suas garras não são fortes o suficiente para carregar sua presa muito longe, ela geralmente a pendura em algo pontiagudo por perto. Pode ser um espinho grande, a ponta afiada de um galho quebrado ou os arames farpados de uma cerca. Assim, ela arranca pedaços, come alguns, leva outros para o ninho com os filhotes e deixa o restante para outras refeições. Essa maneira de espetar a comida lhe rendeu o apelido de “pássaro-açougueiro” e também é por isso que muitas pessoas não gostam dele. No entanto, muitos fazendeiros ficam felizes em tê-los por perto, sabendo que ajudam a eliminar insetos nocivos, ratos e outras pragas.

Talvez o Criador tenha feito o picanço para ajudar os fazendeiros, e a todos nós, dessa forma, pois a criação mais sublime de Deus são os seres humanos. Somente aos seres humanos é dito serem feitos à imagem de Deus, como dizem nossos versículos iniciais. Isso significa você também! As pessoas são especiais, e cada um de nós foi feito para a glória de Deus, embora muitas pessoas não vivam de acordo com isso. E você, como vive?

Compartilhar
Rolar para cima