Origem: Revista O Cristão – O Chamado de Deus
O Impedimento para Responder ao Chamado de Deus
Em Abrão vemos as benditas promessas que estão ligadas ao chamado de Deus, e devemos aprender como a fé responde ao chamado. Primeiro, no entanto, nesta história profundamente instrutiva, temos permissão para ver com que frequência o homem de fé pode ser impedido, por algum tempo, de responder ao chamado.
Os laços da natureza
Pelo discurso de Estevão, registrado em Atos 7, aprendemos que o chamado veio a Abraão, “estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã”. Ao responder a esse chamado, ele foi impedido pelos laços da natureza. O chamado veio a Abraão, mas a natureza aparentemente pode às vezes professar grande zelo em responder ao chamado, e até mesmo assumir a liderança, pois lemos: “E tomou Tera a Abrão… e saiu com eles de Ur dos Caldeus, para ir à terra de Canaã”. O homem em seu estado natural pode tentar trilhar o caminho da fé e, no início, fazer a coisa certa com a melhor das intenções. Mas na confiança própria, a natureza sempre se compromete a fazer mais do que tem o poder de realizar. Assim, aconteceu que, enquanto Tera deixava Ur “para ir à terra de Canaã”, ele nunca chegou à terra. A natureza parou no meio do caminho, em Harã, e lá ele permaneceu até o dia de sua morte.
Mas e Abraão, o homem de Deus? Por um tempo, ele se permitiu ser impedido de obedecer plenamente ao chamado de Deus. Não era simplesmente que seu pai estava com ele; ele se permitiu ser conduzido por seu pai, como lemos, “E tomou Tera a Abrão”. O resultado foi que ele parou antes de chegar à terra para a qual foi chamado. Então lemos, no discurso de Estêvão, que ele veio “da terra dos caldeus, e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra”.
Quantos de nós fomos impedidos por algum tempo de tomar o caminho separado, consistente com o chamado de Deus, por algum parente amado. O chamado alcança o crente, ele reconhece a verdade, mas demora em respondê-la porque algum parente próximo não está preparado para o lugar de separação.
A alma se agarra à esperança de que, ao esperar um pouco, o parente será levado a ver o chamado, e então ambos poderão agir juntos. A fé, no entanto, não pode elevar a natureza ao seu próprio nível, embora, infelizmente, a natureza possa trazer abaixo e impedir o homem de fé. Muitos apelos podem ser levantados para desculpar essa parada no meio do caminho, mas na realidade, isso está colocando as reivindicações da natureza acima do chamado de Deus. Então, como na história de Abraão, Deus pode ter que introduzir a morte no círculo familiar e remover aquele que permitimos nos impedir de obedecer ao chamado de Deus. Assim, foi só quando seu pai morreu que Abraão respondeu plenamente ao chamado de Deus.