Origem: Revista O Cristão – Batismo
Incompreensões Comuns Sobre o Batismo
A Escritura é clara sobre o assunto do batismo, e gostaríamos de abordar alguns conceitos errôneos comuns sobre o batismo, apontando o que a Escritura tem a nos dizer. Busquemos a mente de Deus como revelada em Sua Palavra.
O batismo é a obediência a um mandamento?
O batismo não é a obediência do Cristão a um mandamento, pois não existe tal mandamento na Palavra de Deus. Em todos os casos, o mandamento é dirigido ao batizador, e não para aquele que está sendo batizado. Se referir ao batismo como um mandamento traz a ideia de ordenanças ao Cristianismo como um meio de bênção, o que é totalmente contrário ao espírito do Cristianismo. Certamente, aquele que deve ser batizado, necessariamente, se submeter a ele, já que isso nunca foi imposto a ninguém, mas a responsabilidade é sempre colocada no batizador, não no que está sendo batizado. O batismo é visto como um privilégio para a pessoa batizada, e há uma responsabilidade correspondente a esse privilégio. Veja Atos 8:36. Isso é muito diferente da obediência a um mandamento.
O batismo é um sinal ou confissão pública de que já estamos mortos com Cristo?
A ideia de que o batismo é uma confissão ou testemunho de um estado em que o batizado já se encontra nunca é encontrado na Escritura (É claro que esse estado pode já estar presente o tempo todo, por meio de fé genuína). Em vez disso, ele feito em vista da salvação – a salvação, neste mundo, do poder do pecado. Nosso Senhor disse em Marcos 16:16: “Quem crer e for batizado será salvo”, enquanto lemos em Atos 2:38, “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. O batismo tem em vista a bênção, não por já estar presente, embora possa estar presente. Muitas outras Escrituras atestam a mesma verdade.
O batismo está relacionado à assembleia e ao corpo de Cristo?
Não, o batismo não está diretamente conectado nem à assembleia nem ao corpo de Cristo. O batismo está limitado à esfera da profissão na Terra, enquanto a Igreja ou assembleia é um corpo celestial. O batismo é uma ordenança do reino, restrita a esta Terra, e a verdade a respeito dele não faz parte da verdade da Igreja.
A Escritura nunca contempla um crente que prossiga como membro do corpo de Cristo, participando do memorial do Senhor e desfrutando dos privilégios da assembleia sem ser batizado. Até que ele seja batizado, ele não pode ser visto como parte da profissão Cristã aqui na Terra. Contudo, misturar a verdade do reino com a verdade da assembleia é confundir coisas que diferem.
O batismo é uma responsabilidade coletiva?
Não, a Escritura apresenta o batismo como uma responsabilidade individual, não coletiva. Em todos os casos da Palavra de Deus, o batizador apresentava aos não batizados o privilégio e a responsabilidade de ser batizado, e o indivíduo se submetia ao batismo. Em nenhum momento foi feito como uma responsabilidade coletiva.
O batismo é feito corretamente em um local público, onde outras pessoas possam ver?
A Escritura nunca diz nada sobre ser um ato público ou se outros devem testemunhar. Isso pode ser feito dessa maneira e outros crentes presentes podem se alegrar, enquanto os incrédulos podem ser convencidos por ele, mas não precisa ser um evento público. O significado do batismo repousa sobre o nome colocado sobre nós, não se outros o testemunharam.
Deveria haver um “período de espera” antes de um novo crente ser batizado, para ter certeza de que sua fé é real?
Quando as pessoas confessavam a Cristo nos primeiros dias da Igreja, em todos os casos elas eram informadas sobre os privilégios e responsabilidades do batismo e eram batizadas imediatamente. Certamente, seria possível que alguém cuja fé não fosse real acabasse sendo batizado, e isso aconteceu com Simão, o mágico (Atos 8:13-23), que depois se provou ser falso e não realmente salvo. No entanto, quando alguém confessa Jesus Cristo como Senhor, deve ser admitido pelo batismo imediatamente no terreno onde o senhorio de Cristo é reconhecido e onde todos os privilégios do Cristianismo são desfrutados.
O batismo Cristão de casas é o mesmo que o batismo infantil?
Não, eles são bem diferentes. O batismo infantil está relacionado com o erro grave que ensina que o batismo confere nova vida e remonta ao século II d.C. Isso confunde perdão administrativo com perdão judicial. Assim, crianças pequenas são batizadas em alguns grupos Cristãos com o pensamento de que isso realmente as salva judicialmente aos olhos de Deus e que por esse rito elas se tornam parte do corpo de Cristo, a Igreja. Novamente, este é um erro sério que não tem base nas Escrituras.
O batismo de casas Cristãs é frequentemente realizado por pais Cristãos que, querendo criar seus filhos na admoestação do Senhor, colocam seus filhos sob o senhorio de Cristo pelo batismo.
O batismo confere nova vida em Cristo?
Não, o batismo nunca está conectado com a salvação da alma. A expressão “nascido da água e do Espírito” (João 3:5) refere-se à ação do Espírito de Deus, usando a Palavra de Deus (a água), para transmitir nova vida a uma alma perdida. Isso é inteiramente uma obra de Deus, e nenhuma ação do homem tem parte nela. O batismo está conectado com a salvação do poder do pecado, não da pena do pecado.
Alguém que não foi batizado por imersão (por exemplo, por aspersão) deve ser batizado novamente?
A importância do batismo repousa no nome que é colocado sobre o indivíduo, não no modo pelo qual é realizado. Embora a Escritura deixe claro que a imersão é o que se pretende, como dando a expressão do verdadeiro significado do ato, mesmo assim um modo defeituoso de batismo não o invalida. A pessoa em questão foi trazida para a casa de Deus e iniciada na esfera do discipulado. Seu batismo não se torna mais válido repetindo o ato da maneira correta.
Essas questões foram levantadas em vários momentos da história da Igreja e, ainda hoje, são frequentemente mal compreendidas. As respostas dadas são breves, mas confiamos que estão de acordo com a Palavra de Deus.