Origem: Revista O Cristão – Joias
Joias de Rebeca
É um fato bem conhecido da Escritura que a verdade e os princípios do Novo Testamento são frequentemente ilustrados pela história do Velho Testamento, e isso é verdade na história do diálogo de Rebeca com o servo de Abraão. O servo tinha vindo numa longa viagem da terra de Canaã para a Mesopotâmia, em busca de uma noiva para Isaque, filho de seu senhor. O Senhor favoreceu o servo em sua jornada, e de acordo com a sua oração ao Senhor, ele tinha sido levado a encontrar Rebeca. Labão, o irmão de Rebeca, convida o servo de Abraão e aqueles que estavam com ele para ficar em sua casa, e cuida dos camelos também. No entanto, de acordo com o tema desta edição, queremos focar nas joias que foram dadas pelo servo à Rebeca e o que elas representam.
Símbolos de amor e bênção
Em primeiro lugar, descobrimos que quando o servo encontrou Rebeca no poço e pediu-lhe água, ela não só deu-lhe de beber, mas ofereceu-se para tirá-la para seus camelos também. Depois que isso foi feito, ele deu-lhe “um pendente de ouro de meio siclo de peso e duas pulseiras para as suas mãos, do peso de dez siclos de ouro” (Gn 24:22). (Na verdade, o pendente de ouro era provavelmente um anel de nariz, o que é bastante comum no Oriente.) O ouro na Escritura geralmente fala da justiça divina, e falaremos mais adiante sobre isso. No entanto, eu sugeriria que as joias de ouro dadas a Rebeca são, em figura, mais sugestivas de amor e um desejo de bênção. Abraão tinha sido abençoado grandemente, e tudo o que ele tinha daria a Isaque. O servo que procura uma noiva para Isaque é aqui uma figura do Espírito de Deus, que agora está reunindo deste mundo uma noiva para Cristo. Quando o servo coloca o anel de ouro em Rebeca e as pulseiras sobre as mãos dela, isso foi um sinal das boas intenções, e também das riquezas, daquele que estava procurando uma noiva para Isaque. Assim, quando o Espírito de Deus trabalha nas almas hoje para trazê-las a Cristo, Ele transmite não apenas vida nova (por meio da Palavra de Deus), mas também lhes assegura a graça de Deus e Seu desejo de abençoá-las. Por meio dos esforços de Satanás, muitos neste mundo foram convencidos que Deus é um Deus irado que constantemente precisa ser apaziguado pela humanidade. É verdade que Deus é luz e não pode olhar para o pecado, mas a obra de Cristo na cruz tornou possível que Ele venha em amor e graça para com Suas criaturas pecadoras.
Joias de prata e ouro
Mais tarde, descobrimos que quando o servo de Abraão fala sobre sua missão, tanto Labão quanto Betuel reconhecem que “do Senhor procedeu esse negócio”, e estão dispostos a deixar Rebeca ir e ser a esposa de Isaque. É então que o servo traz mais presentes para Rebeca: “joias de ouro e de prata e vestidos” (Gn 24:53 – ARA). Eu penso que esses presentes falam de salvação plena e de uma caminhada que esteja de acordo com a salvação.
Em primeiro lugar, a prata que é mencionada é uma figura para nós da redenção. Vemos isso antes de tudo no dinheiro da redenção que deveria ser pago por todo o Israel: “dará cada um … metade de um siclo segundo o siclo do santuário… para fazerdes expiação pelas vossas almas” (Êx 30:13, 15 – AIBB). Mais tarde, as tábuas do tabernáculo estavam assentadas sobre bases de prata, falando de crentes que descansam na redenção, a obra consumada de Cristo. Tudo isso é representado nas joias de prata dadas a Rebeca, colocando-a em um lugar de aceitação e favor.
Em segundo lugar, o servo deu-lhe joias de ouro. Ouro na Escritura, como já observamos, fala de justiça divina. A arca da aliança foi coberta com ouro puro, e tanto o propiciatório quanto os querubins foram feitos de ouro puro — todos eles mostravam a justiça de Deus (Êx 25:10-11). Da mesma forma, as tábuas do tabernáculo estavam cobertas de ouro, tipificando o crente, vestido de justiça divina (Êx 26:29). Este é o resultado da redenção – uma posição perfeita diante de Deus. Por causa da obra de Cristo para nós na redenção, somos feitos “justiça de Deus n’Ele [Cristo]” (2 Co 5:21). Deus nos trouxe em favor, embora fôssemos pecadores, e o fez com justiça, pois a punição pelo pecado foi paga na cruz do Calvário.
A veste de casamento
Finalmente, Rebeca recebeu vestidos. Podemos olhar para isso de duas maneiras. Primeiro, quando somos verdadeiramente salvos, somos vistos como sendo vestidos com uma vestimenta providenciada por Deus. Vemos isso destacado na parábola da ceia das bodas, onde uma veste nupcial foi fornecida para cada convidado. Aquele que ousou entrar sem uma veste nupcial foi levado a juízo (Mt 22:1-14). A veste nupcial falaria de sermos feitos aptos para a presença de Deus, e assim separados deste mundo.
No entanto, o vestuário tem outro significado na Palavra de Deus, e podemos expressá-lo como santificação prática. Quando pertencemos a Cristo, imediatamente estamos posicionalmente separados deste mundo. Mas à medida que o tempo passa e progredimos nas coisas divinas, somos progressiva e praticamente santificados cada vez mais, à medida que nos tornamos mais semelhantes a Cristo. Assim, o vestuário fala de nosso estilo de vida neste mundo, nossos hábitos, talvez nossos meios de ganhar a vida, tudo o que afeta nosso testemunho aqui embaixo.
A partir do momento em que ela disse à sua família “Eu irei” (Gn 24:58), Rebeca estava associada a Isaque e não mais à sua família de origem. Ela recebeu roupas para provar isso, e tudo isso resultaria na tomada de uma posição de peregrina na terra de Canaã, juntamente com a família de Abraão. Ela aprendeu o que era não possuir terra, mas esperar “a cidade que tem os fundamentos, cujo Arquiteto e Edificador é Deus” (Hb 11:10 – TB). Dessa forma, a nova veste de Rebeca, dada pelo servo, era uma figura dela sendo separada, tanto posicionalmente quanto praticamente.
As joias egípcias
Em tudo isso, é interessante notar que muito depois da união de Rebeca com Isaque, seus filhos, então muito numerosos, eram escravos na terra do Egito. Mas depois que o Senhor os redimiu, em figura pela Páscoa, e estavam prestes a deixar o Egito, eles “pediram aos egípcios joias de prata, e joias de ouro, e vestidos” (Êx 12:35 – TB). Eles tinham sido instruídos a fazer isso em Êxodo 3:22, pelo próprio Senhor. Essas mesmas joias, juntamente com os vestidos, deveriam caracterizá-los, então, como um povo diante do Senhor, com tudo o que as joias e o vestuário representam.
Nós, como Igreja, estamos diante do Senhor da mesma maneira. Somos redimidos (representado pela prata), feitos justos diante de Deus (tipificado pelo ouro) e santificados praticamente pelas vestes que nos foram dadas. Como é importante desfrutar de tudo isso e exemplificá-lo em nossa vida!