Origem: Revista O Cristão – Vestes
Lã e Linho
Por toda a Escritura, podemos encontrar um povo de princípios mistos, como dizemos, que usam trajes de lã e linho (Dt 22:11), contrariando o chamado de Deus e as ordenanças puras de Sua casa. Ló, por exemplo, estava associado ao chamado de Deus. Como Abrão, ele deixou a Mesopotâmia, veio com Abrão para Canaã e era um homem justo. Abrão evidenciou o caminho da natureza, uma e outra vez se recuperou, mas embora as vestes de Abrão estivessem sujas de vez em quando, ela não era uma veste de “diversos estofos” [ou “materiais diversos” – Lv 19:19 – AIBB]. A vestimenta de Ló, porém, era de “lã e linho”, pois ele não foi fiel ao chamado de Deus. Ele se tornou um cidadão quando deveria ter sido apenas um peregrino, e ele foi um homem de princípios mistos durante todos os seus dias, enquanto Abrão durante todos os seus dias foi fiel ao chamado de Deus. E, o que é cheio de significado, observamos que depois que Ló se tornou um homem de princípios mistos, ele e Abraão não tiveram comunhão. Abraão correu para ajudá-lo no dia em que seus princípios o colocaram em perigo, mas não havia comunhão entre eles. E este não é um caso incomum até os dias de hoje.
Davi e Jônatas
O mesmo aconteceu com Davi. A natureza prevaleceu nele algumas vezes, mas ele nunca foi um homem de princípios mistos. Ele foi fiel ao chamado de Deus, mas não aconteceu o mesmo com seu amigo Jônatas; ele agiu nobremente e graciosamente algumas vezes, mas ainda assim ele não foi um homem separado. Ele foi um homem de fé, mas ele não estava onde o chamado de Deus queria que ele estivesse, pois a corte de Saul era um lugar contaminado naquela época. Jônatas era alguém amável individualmente, e ele nunca deu a Davi nada além de alegria, mas ainda assim sua posição não era fiel ao chamado de Deus naquele dia.
Neste nosso dia há, como Jônatas, muitos santos, queridos ao coração e resplandecentes em graças pessoais, que são encontrados à parte do lugar onde a energia do Espírito opera, de acordo com a regra da dispensação. As ações nobres e generosas são feitas por eles individualmente, mas sua conexão é sua desonra, como era a de Jônatas. Sua presença não tornou o acampamento ou tribunal de Saul diferente do que era. Da mesma forma, a única impressão que temos de Ló em Sodoma é a de um Ló contaminado, não de uma Sodoma santificada.
Uma veste suja
Existem, no entanto “coisas que diferem”, e a alma exercitada por Deus deve distingui-las. Existe uma veste manchada, que não é, ao mesmo tempo, uma veste mista, uma vestimenta de vários tipos, de “lã e linho”. Nosso caminho sob o Espírito é o de manter nossas vestes imaculadas, mas uma veste que de vez em quando tem um fio de outro tipo não deve ser confundida com aquela cuja textura é feita no exato princípio de “lã e linho”. As vestes de Ló e Jônatas eram feitas de diversos estofos de lã e linho. Mas olhe para Jacó, em contraste. É verdade que seus esquemas e cálculos desfiguraram grandemente vários períodos de sua vida, enquanto a construção de uma casa em Sucote e a compra de um pedaço de terra em Siquém eram coisas que não combinavam com a vida de um peregrino. Mas Jacó não deve ser comparado com Ló, sua vida não foi formada por Sucote e Siquém, embora assim o vejamos ali, antes, ele era um forasteiro com Deus na Terra. E no final de sua peregrinação, quando ele estava no Egito, temos muitas belas evidências do estado recuperado de sua alma.
Misturas
Da mesma forma, os dias de Acabe, rei de Israel, foram frutíferos em ilustrações desse tipo. Havia naqueles dias um Elias, um Micaías, um Josafá e um Obadias, e todos estes no meio do pior afastamento dos caminhos de Deus. Mas todos estes não devem ser classificados juntamente com os demais. Para usar a linguagem de “lã e linho” ou “veste de diversos estofos”, eu devo dizer, não havia como confundir o tecido de Elias e Micaías. O cinto de couro de um e as faixas de prisão do outro nos dizem o que os homens eram e mostram sua completa separação. Mas Obadias não era Elias, e também Josafá não era Micaías.
Josafá, rei de Judá, era um homem separado, mas um homem que, às vezes, é encontrado em conexão com o que era profano. Ele era da geração de Jacó, embora ele possa ser mais falho do que Jacó. A vaidade o traiu diversas vezes, enquanto a política mundana traía Jacó. Josafá tinha afinidade com Acabe e agiu ali em terrível inconsistência com a santidade e separação da casa de Davi. Mas, apesar de tudo isso, sua vida não era de princípios mistos. Ações muito nobres foram feitas por suas mãos, afeições muito queridas foram expressas por seu espírito, e o Senhor o reconhecia. Mas, como Jacó, e em uma medida mais dolorosa, ele foi traído por certas conexões que tornaram seu testemunho uma coisa imperfeita. Não era apenas uma roupa suja, mas uma peça cuja textura dificilmente era perceptível, tão vergonhosamente os “tipos diversos” aparecem às vezes.
As vestes de Obadias
Mas a veste que Obadias usou não pode ser confundida; os “diversos tipos” de lã e linho devem ser vistos nela de cima a baixo. Não é que ele tenha evidenciado isso algumas vezes; toda a sua vida evidencia um homem de princípios mistos. Ele tinha respeito pelas aflições dos profetas, escondendo-os em cavernas da perseguição e alimentando-os ali, mas durante todo o tempo ele era o conselheiro, o companheiro e o ministro de Acabe, em cujo reino a iniquidade era praticada. O seu cinto não era o cinto de couro de Elias, e quando eles se juntam, essa diferença é expressa de forma mais impressionante. Obadias procura conciliar a mente de Elias. Ele o lembra do que havia feito pelos profetas perseguidos de Deus no dia de sua angústia e lhe diz que teme ao Senhor, mas Elias se move devagar e com frieza em relação a ele. Tudo isso é doloroso de se ver entre dois santos de Deus, mas é algo comum e muito mais comumente sentido do que expresso.
Abraão e Ló
Não poderia haver mistura entre os espíritos de Abraão e Ló depois que Ló seguiu o caminho de Sodoma. Abraão resgatou Ló do rei Quedorlaomer, mas esta não foi uma reunião de santos, pois eles não podiam se misturar. Assim foi, em uma expressão muito mais vívida, em Elias e Obadias. Eles se encontram em um dia mau, Obadias procurando por água no dia em que o Senhor, por meio de Elias, não estava dando à terra nem chuva nem orvalho. Há esforço da parte de Obadias e reserva com Elias. Obadias chama Elias de seu senhor, mas Elias o lembra de que Acabe é seu senhor. Não devemos servir o mundo atrás das costas de outro e então, quando nos reunimos, assumimos que nos encontramos como santos. Mas Elias agiu em caráter, fiel ao seu irmão agora como ele tinha sido ao seu Senhor antes.
Podemos nos perguntar se estivemos nos lugares celestiais ou na corte de Acabe. Temos feito provisão para a carne ou desejando as coisas de Cristo? Obadias foi governador da casa de Acabe, então, como poderia um como Elias estar confortável ou à vontade com ele? A veste de vários tipos, de lã e de linho, mal combinava com o cinto de couro de um testemunho separado e sofrido de Cristo. Em contraste, a pobre viúva de Serepta desfrutou da completa empatia que fluía de Elias, aquela humilde propriedade foi a cena que teve sua fonte e sua recompensa com Deus.
