Origem: Mensagens do Amor de Deus – O Médico Sabia

Maravilhas da Criação de Deus: Formigas Cortadeiras de folhas – Parte 2


“Fazei todas as coisas sem murmurações (queixas) nem contendas (discussões) Filipenses 2:14.

Na última edição, aprendemos como as formigas cortadeiras coletam folhas verdes para a atividade de cultivo em seus ninhos. As folhas que coletam são escolhidas com cuidado e elas preferem folhas de laranjeira, limão, lima ou grapefruit. Este é um problema real para os fruticultores, que podem descobrir que todas as folhas de uma árvore foram removidas em uma única noite.

O que as formigas fazem com todas essas folhas? Um grande número de formigas operárias aguarda no ninho a entrega das folhas pelas formigas transportadoras. As operárias limpam as folhas, então as cortam em pequenos pedaços, as amassam e as empilham, adicionando um pouco de suas próprias fezes como fertilizante. Essa pilha de folhas serve de alimento para um tipo especial de fungo – como um cogumelo – que elas cultivam.

Enquanto aguardam o crescimento do fungo, as operárias observam atentamente as pilhas de folhas. Elas observam para proteger o fungo de um fungo parasita que, entre outras coisas, também se alimenta das folhas. Se virem esse fungo, cortam-no cuidadosamente e levam-no para um local específico – para o lixo. Logo, o fungo que desejam cultivar aparece por toda a superfície da pilha de folhas. Esse fungo é usado principalmente como alimento para a rainha e as larvas (filhotes) das formigas. As outras formigas adultas bebem principalmente seiva das folhas que cortam. A rainha também bebe seiva.

À medida que esse programa intenso avança dia após dia, uma certa quantidade de comida estraga. Há também o problema de insetos estranhos entrando e sendo mortos, bem como a morte de algumas operárias. Essas formigas são criaturas muito limpas, portanto, há algumas operárias experientes cuja função é transportar a comida estragada e os insetos mortos imediatamente para o depósito de lixo, que pode estar dentro da colônia, a uma distância segura das formigas e de seus alimentos, ou fora da colônia. Esse trabalho é muito importante para proteger toda a colônia de doenças perigosas. O Senhor também deu a essas formigas diversas formas de antibióticos que elas usam para proteger a si mesmas e seus jardins de germes mortais.

Nenhuma formiga jamais reclamou que seu trabalho é muito difícil, ou que não gosta de levar o lixo para fora ou de cuidar dos filhotes. Elas simplesmente fazem seu trabalho, todos os dias, muito bem, trabalhando duro com as outras formigas da colônia para manter tudo funcionando perfeitamente. Dessa forma, as formigas são um bom exemplo para nós do nosso versículo bíblico de abertura, e nos lembra novamente por que a Bíblia nos diz: “vai ter com a formiga” e reflita sobre seus caminhos (Veja Provérbios 6:6).

Compartilhar
Rolar para cima