Origem: Revista O Cristão – A Origem e as Atividades de Satanás
Os Métodos Específicos de Satanás
Satanás tem muitos métodos para realizar sua obra maligna neste mundo, e está além do escopo deste artigo descrever todos eles. Seria necessário um livro inteiro para fazer isso. No entanto, pode ser útil para nossos leitores mencionar algumas das maneiras pelas quais Satanás opera, para que possamos estar atentos.
Em primeiro lugar, Satanás é um grande imitador. Seja qual for a obra que o Senhor faça, Satanás muitas vezes procura imitá-la e, se possível, fingir que é realmente a obra do Senhor. Dessa forma, os incrédulos e até mesmo os verdadeiros Cristãos são frequentemente pegos de surpresa. Só mais tarde aparece o verdadeiro caráter do diabo. Um exemplo disso está na cura. Na Igreja primitiva, a cura divina era frequentemente feita pelos apóstolos e outros, para autenticar o evangelho como sendo de Deus. Satanás também pode aparecer como “um anjo de luz” (2 Co 11:14) e às vezes capacita seus seguidores até mesmo a realizar milagres de cura como uma “fachada falsa”. Só mais tarde o aguilhão ligado a ele aparece. Considere o seguinte incidente como um exemplo disso:
“Uma mulher que estava gravemente doente não recebeu nenhuma esperança de recuperação de seus médicos. Ela, junto com sua família, consultou uma médium ocultista, e a condição da mulher melhorou imediatamente. Em pouco tempo, ela estava completamente curada. No entanto, mais tarde ela fez três tentativas de suicídio. Por causa disso, ela finalmente procurou a ajuda de um ministro Cristão, que por sua vez ajudou a formar um grupo de oração para orar por ela. Pela graça de Deus, ela se converteu a Cristo e foi completamente libertada da terrível tentação de tentar se matar.”
Em casos como esse, duas coisas estão quase sempre presentes. Em primeiro lugar, a picada subsequente após a cicatrização inicial é muito pior do que o problema médico original. Em segundo lugar, quase sempre há algum uso de um símbolo Cristão no processo de cura, como um apelo à Trindade, o símbolo da cruz ou o uso da Bíblia.
Amuletos ou encantamentos
No Novo Testamento, descobrimos que a cura foi feita através da sombra de Pedro (At 5:15), e também por meio de Paulo foram realizados milagres especiais pelo uso de lenços e aventais (panos) de seu corpo (At 19:12). Satanás também usa essas coisas, às vezes chamadas de amuletos ou encantamentos, e até mesmo pedaços de pano. Mas, novamente, há sempre o fio do mal e da tragédia na esteira desses tipos de cura, quando Satanás está envolvido. Eu conheci uma família Cristã que inocentemente comprou uma bela colcha de segunda mão para a filha usar à noite. Quase imediatamente a menina começou a acordar todas as noites chorando sem motivo aparente. Ela sempre teve um sono tranquilo e nunca havia feito isso antes. Finalmente eles perceberam que o cobertor provavelmente tinha sido originalmente usado em práticas ocultas. Quando se livraram do cobertor, os episódios de choro pararam imediatamente.
Existem várias outras áreas em que Satanás às vezes consegue penetrar na mente ocidental. No Ocidente, estamos acostumados a olhar para as coisas de forma racional e materialista, de modo que nossa mente está programada para descartar o que não pode ser entendido dessa maneira. Mas, assim como há muito na Palavra de Deus que não pode ser explicado em termos humanos, assim também Satanás e seus demônios estão conectados com muito do que a lógica do homem não pode explicar. Aqueles que vivem em outras partes do mundo reconhecem isso há centenas de anos e às vezes têm uma percepção das coisas que no Ocidente é atrofiada. Mencionaremos três áreas onde isso é verdade.
Ioga
A ioga é amplamente praticada no Ocidente, especialmente em áreas como ginástica, exercícios respiratórios e exercícios de relaxamento. Muitos não percebem que este é apenas o primeiro estágio da ioga e, mais uma vez, pode ser a “fachada falsa” de Satanás para atrair pessoas. Mas a ioga tem vários estágios superiores e, em última análise, envolve o domínio das assim chamadas “forças mágicas e cósmicas”. Ela, no final, acaba envolvendo puras práticas demoníacas.
A ioga tem sua origem em um sistema de pensamento do Extremo Oriente ou Hindu e é de natureza ateísta. Ela está por trás da magia, do misticismo e do ocultismo, e é impossível se harmonizar com o Cristianismo. Embora os Cristãos possam se envolver com o primeiro estágio e obter algum benefício dele, esta pode ser a porta de entrada para outros estágios que são mais sérios. Mais uma vez, fazemos bem em estarmos atentos.
Falar em línguas
Outra área que tem ganhado espaço nos países ocidentais é o fenômeno do falar em línguas. Embora essa experiência nem sempre esteja ligada ao ocultismo, certamente pode estar, e muitos puderam atestar isso. De pronto afirmamos que muitas experiências de falar em línguas são provavelmente o produto da excitação do sistema nervoso autônomo e nada têm a ver com o ocultismo. No entanto, alguns que se envolveram em movimentos de línguas se viram caindo inconscientes e cheios de medo terrível depois. Uma mulher que era uma crente verdadeira passou por essa experiência e relatou que perdeu a certeza da salvação e a paz com Deus. Só mais tarde essas coisas lhe foram restauradas com a ajuda de outros que oraram com ela. O que ela experimentou não foi do Espírito Santo, mas sim do abismo.
Finalmente, nos sentimos levados a mencionar as heresias que estão se tornando cada vez mais comuns na Cristandade hoje. Não queremos acusar ninguém falsamente, mas devemos ser fiéis e dizer que a crescente incidência de séria má doutrina sobre a Pessoa e a obra de Cristo, juntamente com a tolerância à imoralidade, como fornicação, práticas homossexuais e casamentos entre pessoas do mesmo sexo, certamente abriu a porta para influências satânicas. Grande parte da teologia moderna deseja acabar com qualquer coisa que não possa ser explicada em termos humanos, alegando que os Cristãos devem aceitar apenas o que seu intelecto pode entender. Isso, no final, acaba incluindo a incredulidade quanto à existência de Satanás e seus demônios. Atos que muitas vezes são obra de Satanás são descartados como fenômenos meramente psicológicos ou fugas da imaginação. Satanás então pega palavras da Escritura como “perdão”, “cruz” e “novo nascimento”, esvazia-as de seu verdadeiro significado e, em seguida, as preenche com novas ideias racionalistas. As pessoas podem acreditar que são “nascidas de novo” quando meramente tiveram uma experiência que as levou a dar uma grande guinada em sua vida. Almas iludidas podem se convencer de que são verdadeiramente salvas, quando têm apenas uma crença intelectual no caminho da salvação.
Hoje, muitos Cristãos verdadeiros foram persuadidos por Satanás de que podem pertencer a Cristo e, ainda assim, continuar no mesmo estilo de vida que tinham antes de serem salvos. Essa mesma maneira mundana de viver abre a porta para Satanás e sua influência, pois já que o Senhor Jesus foi rejeitado, Satanás agora é tanto o deus quanto o príncipe deste mundo. Fazer parte deste mundo – moralmente o mesmo mundo que Caim criou há milhares de anos – é abrir a porta para fortes influências que podem nos arrastar para baixo. Mais uma vez, precisamos estar atentos.
Existem vários outros métodos satânicos que poderíamos mencionar, como cartas de proteção, astrologia, assinaturas de sangue, tabuleiros Ouija, magia negra, adivinhação, hipnose satânica e muitos outros. No entanto, com todas as manifestações do poder de Satanás, podemos nos lembrar com confiança de que “maior é O que (o Espírito Santo) está em vós do que o que está no mundo” (1 Jo 4:4). O melhor antídoto para não cair sob a influência do diabo é andar perto do Senhor, separado do mundo e em obediência à Sua Palavra. “Mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca” (1 Jo 5:18).