Origem: Revista O Cristão – Ovelhas e Cordeiros

Minhas Ovelhas Ouvem Minha Voz e Me Seguem

Se há nas almas uma falta mais acentuada do que muitas outras é a fraqueza de entendimento quanto a estes dois grandes pontos – ouvir e seguir.

A quietude da comunhão é pouco conhecida, para não dizer pouco apreciada, nestes dias agitados e ocupados. Quão verdadeiramente o momento fala em alta voz de inquietação e ilusão, e quão pouco se sabe, mesmo entre os santos, desse profundo, pessoal e indizível gozo em Cristo.

A satisfação do coração com a proximidade pessoal de Cristo – estar em Sua companhia pela simples alegria disso – é a verdadeira comunhão. Assim, somos nós que temos pensamentos comuns com Ele, que é o significado da comunhão. Quando este é o caso, conhecemos a mente de nosso Senhor e Mestre, e é isso que nos qualifica para cada serviço como servos de confiança de Cristo. É bom ter em mente que a quantidade de serviço ou a diligência de nosso trabalho não nos torna, por si só, servos de confiança.

Há uma conexão muito íntima entre as duas atitudes da alma que estamos considerando; na verdade, elas aguardam uma pela outra. É muito abençoado ver o poder de produzir e manter que o ouvir e seguir a Cristo tem. Em uma palavra, é Cristo, pois Ele e somente Ele é a fonte abençoada e a nascente de tudo o que tem sua origem e satisfação em Si mesmo. Para ser um bom ouvinte, é preciso estar livre e em repouso.

O seguir a Ele parece surgir como uma consequência do que temos tido diante de nós: “Minhas ovelhas ouvem Minha voz e Me seguem. Como é a voz do Pastor que é ouvida e conhecida pelas ovelhas, assim é o próprio Pastor que elas seguem. Ele é Quem vai adiante delas. Em João 10, encontramos o bendito Senhor, desprezado e repreendido, deixando o antigo aprisco do judaísmo e, assim, indo adiante de Suas ovelhas. Ele é a segurança para todos os Seus, pois Seu caminho é o verdadeiro caminho, bem como a autoridade para as ovelhas segui-Lo. Ele é o esconderijo delas do perigo e o salvo-conduto para o caminho.

É muito abençoado ver como elas conhecem a Sua voz (vs. 4-5). Elas podem não conhecer todas as vozes falsas de estranhos, mas a segurança delas está em conhecer a voz d’Ele, e elas também O seguem porque a conhecem. É muito abençoado ter permissão para servir, mas muitos servem quem não estão seguindo. Tomara que houvesse mais pessoas dispostas a seguir um Senhor e Mestre rejeitado, e a estimar como seu maior gozo trilhar o caminho em que Ele andou! Pode ser difícil, mas foi trilhado por Ele próprio, que deixou Sua própria marca em cada rosa e cada espinho.

“Um pouco de tempo, Ele virá novamente!
Que possamos remir as preciosas horas;
Nosso único pesar é causar-Lhe dor,
Nosso gozo é servi-Lo e segui-Lo.”

W. T. Turpin (adaptado)

Compartilhar
Rolar para cima