Origem: Revista O Cristão – Mulheres do Novo Testamento
Mulheres da Genealogia de Nosso Senhor
No evangelho de Mateus, há quatro mulheres mencionadas na genealogia de nosso Senhor, genealogia que traça a linhagem de nosso Senhor através de Salomão, e, assim, dá a Ele o direito ao trono de Israel. Embora todas essas mulheres tenham vivido na época do Velho Testamento, é interessante encontrar seus nomes no Novo Testamento, visivelmente mencionados em conexão ao nascimento do Senhor Jesus. Há uma instrução real para nós ao considerá-las.
Em primeiro lugar, notamos que pelo menos três delas eram claramente gentias – Tamar, Raabe e Rute. Visto que seu marido Urias era um hitita; Bate-Seba também pode ter sido uma gentia, mas isso não nos é dito nas Escrituras. Isto nos revela o quanto os gentios estavam diretamente envolvidos na linhagem de nosso Senhor e, nesse sentido, o caminho foi aberto para futuras bênçãos aos gentios.
Mas o que é mais impressionante sobre essas quatro mulheres é que cada uma tinha um defeito – seja por causa de seu caráter ou por causa de sua formação. Um autor não inspirado poderia muito bem deixar seus nomes fora do registro divino, pois a genealogia era traçada através dos homens, e pareceria desnecessário mencionar os nomes dessas mulheres, as quais parecem manchar a genealogia de nosso Senhor. No entanto, o Espírito de Deus os incluiu, tanto para nosso encorajamento quanto para a glória de Deus.
Tamar
A primeira a ser mencionada é Tamar, que era a mãe de Perez. Sua história triste e imoral é registrada em Gênesis 38, quando Judá se afunda cada vez mais no pecado. Primeiro, ele se casou com uma filha dos cananeus, que lhe deu três filhos. Então, quando dois desses filhos morreram pelas mãos do Senhor, ele prometeu seu filho mais novo à viúva deles; Tamar, no entanto não cumpriu sua promessa. Por fim, Tamar fingiu ser uma prostituta e concebeu de Judá, que evidentemente não tinha escrúpulos em procurar uma mulher desse tipo. Mas esse não foi o único pecado na vida de Judá, pois ele foi o irmão que sugeriu vender José para o Egito. Ele não era apenas um homem imoral, mas também malicioso e cruel.
Contudo, mais tarde, ficou evidente que Judá foi o mais arrependido de todos os irmãos de José e aquele que se apresentou no Egito para tomar o lugar de Benjamin, quando a taça de prata foi encontrada no saco que pertencia a Benjamin. Nas bênçãos de Jacó (Gn 49:8-12), nenhuma menção é feita a seu pecado, pois o arrependimento e a graça o cobriram. Como resultado, a tribo de Judá se tornou a tribo real.
Raabe
O próximo nome a ser mencionado é o de Raabe, outra mulher imoral, pois ela é constantemente mencionada como “Raabe, a meretriz”. No entanto, o que a caracterizou foi a fé – fé no Deus de Israel e em Seu poder de dar a Israel a terra de Canaã. Ela depositou sua fé n’Aquele de Quem tinha ouvido falar – o Deus que pôde secar o Mar Vermelho e derrotar os poderosos egípcios. Sua fé era forte, e o Senhor a honrou, pois ela também encontrou um lugar na linhagem de nosso Senhor, tendo se casado com o chefe da tribo de Judá.
Rute
Em terceiro, chegamos a Rute, e aparentemente ela tinha um belo caráter. Sua firmeza em voltar para a terra de Israel com sua sogra Noemi, sua confiança no Deus de Israel, sua disposição para sair e colher espigas nos campos, seu cuidado por Noemi – tudo isso fala de uma mulher piedosa e de valor. No entanto, havia um problema, pois a lei afirmava claramente que nenhum moabita deveria entrar na congregação de Israel, não, nem até a décima geração (Dt 23:3). Mas, mais uma vez, a graça entra em ação, pois Rute é aceita na congregação, além e acima da lei. A lei é, com efeito, posta de lado para que a graça possa abundar. Na terceira geração depois dela, seu bisneto está sentado no trono de Israel.
Bate-Seba
Finalmente, chegamos a Bate-Seba e novamente nos encontramos associados ao pecado. Embora a responsabilidade pelo pecado deva ser atribuída a Davi – pecado do tipo mais sórdido – Também Bate-Seba está ligada a ele. Depois que Davi e Bate-Seba cometeram adultério juntos, Davi planejou o assassinato de seu marido Urias, um de seus servos mais fiéis, a fim de tentar encobrir seu pecado. Mais uma vez, encontramos Deus trazendo bênção a partir do pecado do homem, pois o fruto da eventual união de Davi e Bate-Seba foi Salomão, de quem a Escritura registra: “O Senhor o amou” (2 Sm 12:24). O nome Salomão significa “pacífico”, mas seu nome adicional, dado por meio do profeta Natã, foi Jedidias, que significa “amado de Jeová”. Como bem sabemos, Salomão sucedeu a Davi no trono de Israel, e ele era um tipo de Cristo que reinará na glória milenar.
Em todas essas quatro mulheres, vemos o pecado em seu caráter ou em sua formação, mas a graça triunfa sobre todas as coisas. Certamente, tudo isso traz diante de nós as palavras de nosso Senhor: “Eu não vim chamar os justos, mas sim pecadores, ao arrependimento” (Lc 5:32). O céu será ocupado com aqueles que foram pecadores, tanto pela natureza como pela prática, mas que foram purificados pela obra de Cristo na cruz. Sua genealogia exemplifica essa verdade bendita!