Origem: Revista O Cristão – Sangue e Água
Nascido da Água e do Espírito
Limpeza Moral
Nosso Senhor toma água em João 13 e lava os pés dos discípulos, dizendo depois disso: “vós estais limpos, mas não todos”. Então em João 15, quando Judas saiu, Ele disse: “Vós já estais limpos” – por meio da água com que Eu lavei vossos pés? Não! “Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado”. A água, na Escritura é usada como uma figura da Palavra de Deus aplicada pelo Espírito. Ela traz os pensamentos de Deus para o homem e julga moralmente tudo o que está nele, com isso purifica seu coração. Mais uma vez, em João 19, do lado do Salvador morto saiu “sangue e água” – o sangue para expiação da culpa e a água para a purificação. A água carrega o sentido de limpeza moral, porque a natureza do homem é vil, enquanto a verdade é que o que é necessário para o homem é uma natureza adequada para com Deus. Portanto, Jesus diz: “Nascer da água e do Espírito”, isto é, deve haver uma nova natureza que é assim caracterizada moralmente – a água – e em sua Fonte – o Espírito. A água purifica aquilo que já existe, enquanto que “o que é nascido do Espírito” em sua natureza participa d’Aquele de Quem nasceu. É uma nova natureza transmitida pelo Espírito – uma nova vida que é realmente de Cristo em nós. Moralmente, a alma torna-se “participante da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo” (2 Pe 1:4). Não tenho dúvida, então, que a água, como figura, é a Palavra de Deus, aplicada pelo Espírito Santo à alma. A Palavra traz consigo o sentido e a convicção da minha contaminação e a necessidade de purificação, que, impossível de ser aplicada à carne, só é encontrada no fim, sob o julgamento de Deus, de tudo o que é, na cruz de Cristo (daí a água fluiu, como o sangue, do Seu lado na morte) e pela comunicação de uma nova vida e natureza.
A Lavagem da Água pela Palavra
Voltando agora para Efésios 5:25, lemos distintamente o que a água significa: “Como também Cristo amou a igreja e a Si mesmo Se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela Palavra”. Novamente, Tiago 1:18 inegavelmente atribui o novo nascimento à Palavra: “Segundo a Sua vontade, ele nos gerou pela Palavra da verdade”. Assim também o apóstolo Pedro: “Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para caridade fraternal, não fingida, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro; Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para caridade fraternal, não fingida, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro” (1 Pe 1:22-23). Nada poderia ser mais conclusivo para qualquer mente sujeita à Sagrada Escritura.
O Espírito Santo
Temos, portanto, a Palavra de Deus, como o instrumento do novo nascimento, mas não somente a Palavra de Deus, pois a Palavra de Deus deve estar junta com o poder vivo e energia do Espírito Santo. Se eu sou nascido de novo, assim sou pela Palavra, mas também pelo Espírito. É a graça soberana de Deus alcançando a alma por Sua própria bendita Palavra e produzindo fé nela, o Espírito Santo para este fim, usando a Palavra do Senhor. O resultado é uma nova vida – uma nova natureza caracterizada pela sua fonte. “O que é nascido do Espírito é espírito”. Eu nasci de novo? Essa é uma questão que toda alma deveria se perguntar. Graças a Deus, sei que nasci de novo, e é por isso que estou tão desejoso de que você seja também, porque é fundamental para que a alma entre em relacionamento com Deus. Sem isso, não existe tal relacionamento, nem a alma é capaz de desfrutar de Deus e do que é d’Ele. Ponha um homem no céu, se fosse possível, sem a natureza assim recebida, e ele desejaria sair de lá o mais rápido que pudesse, porque se sentiria moral e completamente inadequado ao lugar.
A Nova Natureza
O Espírito Santo, então, é o poderoso Agente, e a Palavra de Deus é o instrumento, que sendo recebida como resultado desta ação divina pela fé na alma, há a transmissão desta nova natureza. Para citar novamente as palavras de Pedro, somos “feitos participantes da natureza divina”. A posse dessa nova natureza não traz consigo poder. O poder vem em seu devido lugar pela habitação do Espírito Santo dentro do crente. Mas o ponto aqui é que é transmitida, pela Palavra e pelo Espírito, uma nova vida, uma nova natureza, uma nova existência diante de Deus. “Nascer de Deus” está em outro contexto que João fala sobre isso. Assim, no capítulo 1 do seu evangelho, lemos: “Mas a todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no Seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus” (Jo 1:12). Então, em sua primeira epístola, lemos: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus” (1 Jo 5:1). Novamente, “todo aquele que é nascido de Deus não peca” (v. 18), e “todo o que é nascido de Deus vence o mundo” (v. 4). Isso eu chamo de a expressão do Novo Testamento, em seu desenvolvimento mais elevado, para essa verdade abençoada – da qual os elementos primários têm estado diante de nós – “nascer de Deus”, que traz consigo o pensamento de relacionamento.
E agora, para encerrar, deixe-me perguntar: Como você está? Você já nasceu da água e do Espírito? Você já recebeu a vida eterna pela fé no Filho de Deus? Se assim for, você seguirá com alegria o ensinamento do Espírito no evangelho de João.
