Origem: Revista O Cristão – Nomes Dispensacionais de Deus

O Nome Inefável

É evidente que a revelação que Deus teve o prazer de fazer de Si mesmo é gradual e progressiva. Agora, os crentes andam na luz, como Ele está na luz, mas em um dia anterior nuvens e trevas O rodeavam, e necessariamente era assim, enquanto a justiça e o juízo fossem a habitação do Seu trono. Porém, quando Cristo consumou a obra da expiação, Deus pôde, com justiça, sair à plena manifestação daquilo que Ele é, conforme revelado em Cristo, no terreno da redenção. Deus é o mesmo em natureza e atributos, tanto no Velho quanto no Novo Testamento, pois isso é uma necessidade das perfeições de Seu Ser divino, ainda que seja verdade que os aspectos sob os quais Ele é apresentado em diferentes eras variam, e são esses aspectos que estão expressos em Seus vários nomes.

A Trindade 

Não foi senão no batismo de nosso bendito Senhor que toda a verdade da Trindade se manifestou. Então Deus falou dos céus; Seu amado Filho estava na Terra, e o Espírito Santo desceu e habitou sobre o Filho. Mas agora que a revelação completa de Deus foi feita, podemos voltar, como guiados e ensinados por Ele, e descobrir muito do que antes não poderia ter sido entendido. O significado latente das Escrituras do Velho Testamento só pode ser apreendido quando se olha para elas a partir do brilho pleno da luz do Cristianismo. Portanto, não há qualquer incongruência ao afirmar que Deus escolheu a palavra especial “Elohim” para expressar a verdade da Trindade. Lemos em Gênesis que Deus criou os céus e a Terra, e no evangelho de João é dito do Verbo: “Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez”. Consequentemente, sabemos que o Filho eterno está incluído na palavra “Deus” em Gênesis, e aprendemos mais sobre a glória da Pessoa de nosso Redentor.

El Shaddai 

Deus Se fez conhecido sob outro título aos patriarcas. A primeira menção disso é encontrada em Gênesis 17:1: “apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu Sou o Deus Todo-Poderoso” isto é, El Shaddai – Deus Todo-Poderoso. Diz-se que o significado da palavra El é “força e onipotência” e alguns dizem que Shaddai tem esse mesmo significado e outros preferem traduzi-la como toda-suficiência ou autossuficiência. A combinação das duas palavras significa atributos divinos, já que onipotência e suficiência só podem ser encontradas em Deus. Quando a palavra “Todo-Poderoso” fica sozinha em nossa tradução, geralmente representa Shaddai. Existe uma bela combinação desse nome com o de Jeová em 2 Coríntios 6:17-18: “Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso”. O Deus que foi conhecido por Abraão como Shaddai e por Israel como Jeová foi agora declarado como Pai nesse bendito relacionamento no qual Ele introduziu Seu povo em associação com Cristo.

E. Dennett (adaptado)

Compartilhar
Rolar para cima