Origem: Revista O Cristão – Nomes Dispensacionais de Deus

O Nome “Jesus”

Vamos considerar brevemente, mas com reverência, o maravilhoso significado que reside no nome “Jesus”. É a forma grega de Josué, que em si mesma é uma contração de Jeosué, ou seja, “a ajuda de Jeová”. Esta palavra ocorre em Números 13:16, na ocasião da mudança do nome de um dos doze espias, de Oséias (ajuda) para Je-osué (a ajuda de Jeová). O nome “Jesus” foi expressamente dado por ordem divina ao Senhor, e é Seu único nome pessoal, sendo todos os outros, títulos; podemos então certamente considerá-lo digno de nosso cuidadoso pensamento.

Jesus é Jeová 

Podemos primeiro observar que, embora esse nome seja eminentemente humano e dado a Cristo como Homem, ele também O proclama como Deus sobre todos, bendito para sempre. A primeira sílaba de Jeosué – “Je” ou “Jeo” – fala de autoridade divina – o maravilhoso fato de que nosso Jesus é Jeová, o “EU SOU”. Que transbordar de conforto e bênçãos pertence ao conhecimento desse fato único, que Ele, que levou Seu povo sobre asas de águias durante todos os dias antigos e os trouxe a Si mesmo, é o nosso Jesus. Oh! Que conheçamos mais das maravilhosas provisões contidas nesse nome. Esta primeira sílaba nos fala de Sua Divindade eterna, de Seu relacionamento de aliança, de seu grande poder, de seu amor cuidadoso; todas as glórias, todas as virtudes vistas no Jeová de outrora; elas são agora nossas em Jesus. Ela demanda nossa reverência; dá-nos pensamentos elevados e adequados de Cristo como o Elevado e Santo que habita a eternidade: Jesus, a ajuda ou salvação do Senhor.

Jesus, o Homem 

Esta segunda sílaba nos fala de Cristo como Homem; fala aos nossos ouvidos de uma vida de paciente graça, uma morte expiatória de sofrimentos infinitos; proclama-nos perdão e paz; abre-nos as portas do céu e nos livra do inferno; faz brotar fontes de gratidão e notas de louvor que jamais se calarão por toda a eternidade. E observe que as duas sílabas estão unidas; “a ajuda” é “a ajuda do Senhor”. Quão segura, então, quão divinamente certa é a nossa salvação! Sobre que Rocha descansa o mais fraco crente quando descansa em Jesus! Quando sua cabeça cansada se reclina sobre esse nome e as feridas de seu coração quebrantado são atadas aqui, ele está descansando no seio do Elevado e Santo que habita a eternidade, e em Sua salvação está sua confiança. Jesus, um nome tão desprezado entre os homens, muitas vezes chamado “de Nazaré” em tom de escárnio, é, às vezes, também usado levianamente pelo crente agora, mas nunca por aquele que se assentou para contemplar suas maravilhas e ouviu a revelação de sua majestade e fragrância, seu profundo e elevado significado.

acaso seu coração não descansa ao meditar em Seu nome? Será que você não encontra uma beleza neste nome familiar e tantas vezes repetido, e que não encontra em nenhum outro? Seu alcance é desde o mais elevado céu até a Terra, do trono à cruz, desde a cruz de volta ao trono, de eternidade a eternidade. Ele fala do “ontem” da cruz, do “hoje” da graça e do “eternamente” da glória. Oh! Quão pouco nosso coração apreende o simples fato de que esse nome nos repete: que nosso Salvador, nossa ajuda, é o próprio “Jeová”.

Mas, embora o nome tenha um significado tão elevado e santo, ainda era acessível para todos. O mendigo cego de Jericó era bem-vindo a ele, em comum com todos os que, em todos os momentos, têm uma necessidade que ele pode atender. É notável, no entanto, que após a ressurreição, quando o mesmo Jesus foi feito Senhor e Cristo, o nome é usado sozinho apenas cerca de trinta vezes, em todas as outras ocasiões com o prefixo “Senhor” ou algum outro título adicionado. Isso tem um significado para nós; Cristo não é mais o Homem humilde, desprezado e rejeitado. Nós nos regozijamos no fato de que Seus sofrimentos acabaram e que no céu, finalmente, Ele agora tem o Seu devido lugar, como em breve o terá também sobre a Terra, e em conformidade com o Seu novo lugar na glória, o chamamos de “Senhor Jesus”. Esse é o Seu título apropriado agora, embora sem dúvida haja ocasiões em que o nome bendito possa, com toda a reverência, ser usado sozinho.

Bible Student, 2:25

Compartilhar
Rolar para cima