Origem: Revista O Cristão – A Nossa Vocação Celestial

Assentados nos Lugares Celestiais em Cristo Jesus

Pode não ser demais dizer que toda a Epístola aos Efésios é o desenvolvimento do seguinte versículo: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Ef 1:3). Nesta declaração de louvor existem três coisas. Primeiro, todas as bênçãos para as quais somos trazidos fluem para nós de Deus como o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, isto é, com base na redenção, somos trazidos para o mesmo relacionamento com Deus como Cristo desfruta. Em segundo lugar, todas essas bênçãos espirituais são nossas por estarmos em Cristo. Terceiro, o lugar em que estas bênçãos são possuídas e desfrutadas é nos lugares celestiais. Em espírito de oração, procuremos entender esses pontos.

Podemos perguntar o que significa Cristo estar nos lugares celestiais, e isso nos é explicado no final do capítulo 1. Lá o apóstolo ora para que os santos possam entender “qual a sobre-excelente grandeza do Seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do Seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-O dos mortos e pondo-O à sua direita nos céus [nos lugares celestiais – ARA]” (Ef 1:19-20).

O grande poder de Deus foi manifestado na ressurreição de Cristo. Ele foi ressuscitado do túmulo em que Ele jazia e colocado à própria destra de Deus nos lugares celestiais. Nós lemos que o Seu poder para nós é “segundo a operação da força do Seu poder, que manifestou em Cristo”. Se o capítulo 1 nos dá o efeito desse grande poder em relação a Cristo, o capítulo 2 nos mostra o efeito em Seu povo. A sobre-excelente grandeza do poder de Deus nos encontrou no lugar em que estávamos mortos em pecados e nos “vivificou juntamente com Cristo e nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus” (Ef 2:5-6). Cristo cumpriu os propósitos de Deus para a glória de Deus, e Deus agiu em poder em resposta Àquele que suportou tudo para a Sua glória. O efeito é visto de duas maneiras – no lugar que Cristo ocupa e no lugar que ocupamos n’Ele – assentados n’Ele nos lugares celestiais.

Pode-se perguntar se estamos em Cristo Jesus nos lugares celestiais apenas no sentido de sermos vistos n’Ele como o Cabeça da nova raça. Em primeiro lugar, Cristo nunca é mencionado como o Cabeça de uma raça nesta epístola; em vez disso, Ele é chamado de Cabeça sobre todas as coisas para a Igreja. Também nos é dito que todas as coisas, seja no céu ou na Terra, serão “encabeçadas” no Cristo, mas isto é algo muito diferente. Somos abençoados com todas as bênçãos espirituais em Cristo, não apenas por meio de Cristo. Como unidos a Ele e membros de Seu corpo, somos abençoados n’Ele. Este é o ensinamento de Efésios. Lá tudo é visto do ponto de vista de Deus, o lado do propósito e, portanto, é completo. Os conselhos de Deus são cumpridos e Ele tem diante d’Ele toda a Sua Igreja assentada em Cristo. Ele nos revela isso para nos mostrar nosso verdadeiro lugar, o caráter de nossas bênçãos e a cena em que, em espírito, Ele quer que vivamos e nos movamos. Fomos feitos para nos assentarmos em lugares celestiais em Cristo. Toda a Igreja está agora diante dos olhos de Deus, e Ele a tem ali “para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da Sua graça, pela Sua benignidade para conosco em Cristo Jesus” (Ef 2:7).

Adaptado de The Christian Friend, 1884, págs. 204-207

Compartilhar
Rolar para cima