Origem: Revista O Cristão – A Nossa Vocação Celestial
Como Ser Celestial
Qual foi o poder dos convertidos dos primeiros dias para serem celestiais? Uma coisa é ver qual é a vocação celestial e outra é conhecer a fonte de poder que torna o povo celestial. Sabemos que o Senhor Jesus foi deste mundo para o céu, o Espírito Santo desceu e o mistério da Igreja foi apresentado no ministério de Paulo. Durante o ministério terrenal de nosso Senhor, os doze tiveram a experiência pessoal do que Cristo era durante aqueles três anos e meio de convívio. Todo esse tempo os pensamentos deles estavam voltados para Ele assumindo o lugar de rei na Terra, e mesmo depois de Sua ressurreição, os seus pensamentos continuaram fluindo em torno dessa mesma ideia. Ele esteve com eles durante quarenta dias como um Homem ressurreto, e Seus pensamentos fluindo de acordo com os planos de Deus. Então eles O viram subir, mas mesmo assim eles não sabiam que Ele não voltaria naquele tempo a Jerusalém para reinar, pois Deus queria fazer mais uma oferta ao povo. Mas Ele se foi. O ímã que atraiu o coração deles havia ido para o céu, e era impossível não sentir, em pensamentos e afeições, que o céu era o cenário para eles.
Quando Ele estava na Terra, Pedro, Tiago e João não podiam, e não deveriam, ter seus pensamentos no céu onde o seu Senhor não estava. Ele deveria ser o centro do coração deles, seus pensamentos e afetos deveriam seguir a Ele. Isso está no fundo da questão: Como posso me tornar celestial? Mantenha firme o fato de que Cristo subiu ao céu e não voltou. Sim, Cristo foi para o céu, e agora posso conhecer o que há em mim que não está de acordo com Ele. Não diga: “Não há esperança, agora que as coisas são tão baixas e mundanas em toda parte”, ou eu pensarei que você não ama a Cristo. O que você possui se você não tem Cristo? Onde você O tem? No céu. Cuide que tudo o que em você é inconsistente com Ele, seja julgado.
O Espírito de Deus é o poder
O Espírito de Deus é o poder nos filhos de Deus e, como tal, todo poder está centrado n’Ele. Ele também é chamado de Espírito de Cristo e, como tal, Ele é a expressão de Sua mente e caminhos. Ele veio até você da parte de Cristo e trouxe o poder e a mente de Cristo para dentro de você. Você pode falar de sua fraqueza, pois não pode esperar nada além disso em si mesmo. No entanto, se você tem o Espírito Santo, você conhece o poder de Deus em si mesmo, e você não deve se ocupar com a sua fraqueza.
Os Cristãos não sentem a solenidade do fato de estarem roubando a glória de Deus. O pensamento: “Eu quero paz”, não dará solenidade como: “Como ouso questionar o que Cristo fez?” A leviandade não nos põe na presença do Filho do Homem no céu. Deus retirou a cortina e nos mostrou o que está no céu. Seu Filho, tendo feito a purificação, Se assentou ali (Hb 1:3). Cristo é agora o Cabeça de Sua casa, e Ele ofusca todo o resto, embora cumpra tudo em Si mesmo.
Os interesses celestiais em nosso caminho na Terra
Há uma palavra solene que gostaria de ver aprofundada no coração de todos nós. Para Israel, uma coisa foi deixar o Egito, mas outra coisa foi aquela geração cair no deserto. Não podemos passar por este lugar sem Deus e não queremos fazer isso sem Ele. Deus sabe como, não apenas mostrar visões brilhantes de glória, mas trazer o coração de um homem para aquela posição onde nada além de Abba serve para ele aqui abaixo, bem como lá em cima. Não é meramente que você deve atravessar o deserto, mas que Deus o formou para que o homem tenha a oportunidade de dizer deliberadamente: “Eu não quero ter nada que não venha de Deus em Cristo”. Ele nos leva a circunstâncias nas quais Ele é o que nos serve. A Palavra de Deus sonda-nos e expõe-nos. Se você se der crédito pelo mínimo de vontade ou poder que seja, você cairá a partir desse ponto.
Que tipo de coração o Senhor encontra quando examina o seu e o meu? Ele Se afastará? Não, mas Ele trará a Sua mais profunda experiência para ter um efeito sobre nossa fraqueza, como Ele fez, em Apocalipse 1, com João, que caiu a Seus pés como morto. Cristo olha para a coisa mais suja que Ele pode encontrar – o coração sujo de um pobre pecador – e o torna apto para a presença de Deus. Não há nada entre você e Deus agora, tal como não há entre Deus e Cristo. Cuidado com o que você está fazendo. É no céu que sua porção está. Cuide para que seus interesses de agora sejam os eternos. Olhe para Paulo e veja se você é como ele a esse respeito.
de Ministry of G. V. Wigram
