Origem: Revista O Cristão – A Nossa Vocação Celestial

A Vocação Celestial e a Igreja

Pergunta: A expressão “vocação celestial [ou, chamado celestial – JND]” de Hebreus 3:1 inclui somente a Igreja, ou é mais ampla em seu aspecto do que a Igreja?

Resposta: O escritor de Hebreus está se dirigindo a um remanescente peculiar. Eles haviam sido judeus e haviam recebido todas as bênçãos de um “chamado celestial”. Esse chamado é muito mais amplo em aspecto do que a “assembleia que é o corpo de Cristo”, e inclui todos os santos do Velho Testamento, todos os quais terão parte no reino do Pai (Mateus 13). “A Noiva, a esposa do Cordeiro” terá um lugar mais elevado na glória, e nós (somente) como “a noiva” em espírito agora estamos “em Cristo Jesus”, não apenas “em Cristo”.

Existem três aspectos normais em que alguém pode ser considerado um “crente” na Escritura:

  1. Como alguém que tem uma esperança terrenal – um santo milenar, por exemplo.
  2. Como alguém que espera a perfeição (atual) em Cristo, em um corpo glorificado. Isto todos os santos do Velho Testamento terão (veja Hebreus 11), como também aqueles que serão mortos durante a “grande tribulação”. Estes recebem uma ressurreição suplementar antes que Cristo apareça em glória.
  3. Como alguém que viveu na Terra a qualquer momento desde o Pentecostes até o arrebatamento da Igreja. Tal pessoa, quando selada, está unida a Cristo acima e terá (como alguém que está “em Cristo Jesus”) uma porção especial no lado celestial do reino como a noiva, a esposa do Cordeiro.

Hebreus, então, é dirigido diretamente àqueles que foram trazidos do judaísmo para a Igreja, ainda que grande parte da epístola seja adequada à condição daqueles que serão mortos durante a tribulação e até mesmo aqueles no reino milenar na Terra. O crente em Hebreus é visto na Terra, mas como esperando por Ele que aparecerá “sem pecado, aos que O esperam para a salvação” (Hb 9:28). Lucas 21 nos mostra este remanescente, enquanto Mateus 24 e Marcos 13 incluem os santos do Milênio. As palavras de Davi, “Eu irei para ele” (2 Sm 12:23 – TB) são expressivas sobre o pensamento que ele se tornaria um homem celestial, e assim um participante da “vocação celestial”. O herdeiro segundo a carne tinha morrido e está seguro acima. Isso traria as “fiéis bênçãos de Davi” (At 13:34).

Adaptado de Words of Truth, vol. 8, págs. 38-39

Compartilhar
Rolar para cima