Origem: Revista O Cristão – A Presença do Senhor
Nuvens que Obscurecem
É fácil para o crente perder de vista as coisas de Deus. As nuvens do mundo surgem para obscurecer a perspectiva brilhante, ou a neblina maligna da carne envolve a alma em seu abraço. Então o sentimento de realidade das coisas espirituais desaparece, e a doce serenidade e calma das terras altas dá lugar à febre inquieta de uma alma fora de comunhão com Deus.
As coisas mais próximas permanecem à vista, talvez a comunhão entre Cristãos ou algum serviço empreendido nos dias mais claros, mas a alegria, o encanto e a realidade se foram. Tudo parece fora de foco, pois Cristo não é visto como o grande Objeto central, jogando todo o resto em sua relação correta. Então surge a questão sobre a realidade dessas coisas, pois nenhuma coisa é tão irreal como as coisas divinas para a alma fora da comunhão e sob a nuvem do que é temporal. Pode ser que a memória permaneça para aumentar a infelicidade, mas Cristo não é uma realidade viva presente.
Sob tais circunstâncias, o que deve ser feito? Há apenas uma maneira de escapar, e essa é buscar a presença de Deus. Podemos ir a Ele assegurados de que Ele é Quem mais deseja que vivamos o máximo possível no poder das coisas divinas. Além disso, aqu’Ele que nos trouxe a eles no princípio, é o único que pode nos restaurar a alegria quando essa alegria é perdida.
J. T. Mawson