Origem: Revista O Cristão – Os Olhos
Os Olhos da Alma
O que é a fé? A fé é os olhos da alma. Os olhos, simplesmente ao olhar, se apropriam daquilo que está fora deles, assumindo a forma do objeto que está diante de sua visão. Através do cristalino, a aparência daquilo em que se fixa o olhar entra na incrível câmara do olho, em seguida é focada naquela incrível camada de tecido chamada retina, e imediatamente, por meio dos nervos ópticos, a forma daquilo que está do lado de fora é escrita no cérebro em forma e cor vivas. Então aquilo que é visto é transmitido ao entendimento e por apropriação torna-se nosso. Essa janela do olho simplesmente permite que o caráter dos objetos que estão no exterior entrem na câmara da qual ela é a luz.
A Palavra de Deus é aquela em que o Filho de Deus nos é apresentado. Nela nós O vemos. O olho não cria, ele recebe. Assim é a fé. Não labuta nem trabalha, ela recebe. “Olhai para Mim”, diz o Senhor, e todo aquele que olha, vive, pois recebeu Cristo, a Quem a sua fé viu.
A fé ocupa-se daquilo que está fora do crente, e, fazendo isso, Cristo é formado no coração do crente. Ao olharmos para Ele, Ele passa a ser nosso. Há, assim, estabelecida dentro do coração uma resposta Àquele que a fé vê exteriormente. O que contemplamos é, por assim dizer, formado em nosso coração; nos apropriamos de Cristo. Muitos que realmente queriam “ver a Jesus” não O veem, porque seus pensamentos estão voltados para dentro, tentando encontrar o que só pode ser descoberto olhando para fora. Eles fecham os olhos da fé e então usam a mente para procurar descobrir aquilo que nunca poderá ser visto enquanto os olhos estiverem cegos.