Origem: Revista O Cristão – Orgulho e Humildade

Humilde e Humilhado

Há uma diferença entre ser humilde diante de Deus e ser humilhado por Deus. Sou humilhado por Deus porque não fui humilde. Eu sou humilhado por causa do meu pecado. Se eu tivesse sido humilde, teria recebido a graça para impedi-lo, pois “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (1 Pe 5:5).

O único lugar de humildade é na presença de Deus. É quando saio da Sua presença que estou em perigo de ficar soberbo. As pessoas dizem que é perigoso estar muitas vezes no monte. Eu não acho que é quando estamos no monte que estamos em perigo, mas quando saímos de lá. É quando saímos do monte que começamos a pensar que estivemos lá. Então o orgulho entra. Não creio que Paulo precisasse de um espinho quando estava no terceiro céu. Foi depois de ele ter descido que corria o risco de se exaltar – de pensar que ele tinha estado onde ninguém mais esteve.

Eu não acredito que pensar mal de nós mesmos é a verdadeira humildade. A verdadeira humildade é nunca pensar sobre nós mesmos – e isso é tão difícil de se encontrar. É constantemente eu, eu, eu. Se você sempre começa uma frase com a palavra “eu”, não há nada que uma pessoa deixe de colocar depois dela.

Que corações nós temos! “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração” (Jr 17:10). Quem, senão Deus, pode conhecê-lo? As pessoas que pensam que sondam seus corações e são rápidas em falar sobre o seu mal, não conhecem realmente os seus corações, nem são verdadeiramente humildes. O fato é que eles mesmos devem estar falando de si mesmos, e seu orgulho é alimentado até mesmo por falarem do quão maus eles são.

Things New and Old, 8:152

Compartilhar
Rolar para cima