Origem: Mensagens do Amor de Deus – Ouro Sem Valor

As Maravilhas da Criação de Deus – É uma Mula, um Burro ou um Jumento?


“Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio” Salmo 32:9.

Aqueles que são familiarizados com esses animais não teriam dificuldade em responder à pergunta do título, mas a maioria de nós teria dificuldade em diferenciá-los. Vamos estudá-los um pouco.

A mula tem um jumento como pai e uma égua como mãe. Exceto em casos raros, uma mula não pode ser pai nem mãe – um jumento e uma égua são quase sempre os pais de uma mula. Mas quando invertemos os pais – o pai é um cavalo e a mãe é uma jumenta – então o filhote é chamado de bardoto, embora se pareça com a mula. Bastante confuso, não é?

A Bíblia menciona mulas diversas vezes. Até mesmo reis as montavam e as pessoas as davam de presente a Salomão. Elas têm o tamanho aproximado de um cavalo comum, mas com cabeças maiores, orelhas bem mais compridas e cascos menores. São mais firmes nos pés e trabalham com mais constância do que os cavalos. Parecem pensar mais do que os cavalos e podem parecer teimosas, pois avaliam a situação e resistem a obedecer se lhes parecerem perigosas.

As mulas são comuns em todo o mundo, especialmente na Ásia e em partes da Europa. A China cria mais mulas do que qualquer outro lugar do mundo. Em muitas partes da Ásia, elas são usadas para puxar carroças, transportar mercadorias em terrenos difíceis e auxiliar na agricultura. O exército dos Estados Unidos utilizou milhares de mulas antes do desenvolvimento de máquinas modernas e ainda as utiliza onde o terreno é muito acidentado para veículos com rodas.

E quanto ao jumento, que também é mencionado na Bíblia? Os nomes “jumento” e “burro” são dados ao mesmo animal. O macho também é chamado de burro ou jumentinho, e a fêmea de burra. Embora tenham orelhas maiores, são menores que a maioria dos cavalos. Jesus montou um: “eis aí te vem o teu Rei, Justo e Salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta” (Zacarias 9:9 – ARA). (Veja também Mateus 21).

Com poucas exceções, jumentos e mulas demoram a obedecer se não se sentirem seguros em fazê-lo. Por causa disso e da frequente necessidade de usar uma orientação firme com eles, assim como com alguns cavalos, somos aconselhados no versículo bíblico do início a não sermos assim com o Senhor. Diferentemente dos animais com seus donos humanos, podemos sempre confiar no Senhor e em Sua orientação para nós, porque Ele é perfeito em Seu amor por nós, bem como em Sua sabedoria.

Compartilhar
Rolar para cima