Origem: Revista O Cristão – Os Ouvidos
Ouvidos Dispostos
1 Samuel 3
Este foi o início de muitas revelações a Samuel. “E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. … E continuou o SENHOR a aparecer em Siló, porquanto o SENHOR Se manifestava a Samuel, em Siló, pela Palavra do SENHOR” (1 Sm 3:19, 21). Se as circunstâncias fossem normais, Deus teria falado com o sumo sacerdote e por meio dele, de acordo com Sua própria nomeação. Mas sendo isso impossível, Ele falou com o homem com ouvidos dispostos e por meio dele. Esse ainda é o Seu caminho. Nosso Senhor disse ao proferir Suas parábolas: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mt 13:9). Sete vezes nas cartas às Igrejas na Ásia (Ap 2-3) encontramos as palavras: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Isso é claramente uma coisa individual. A massa da Cristandade está mais do que nunca indiferente à vontade do Senhor, e os líderes, em muitos casos, alimentam seus seguidores com mentiras, pois a apostasia prevista está amadurecendo rapidamente. Mas o homem que tem os ouvidos dispostos não deixará de avançar no conhecimento de Deus e de Sua Palavra, para sua própria bênção profunda e para o proveito espiritual de todos os que têm o privilégio de ouvir seu testemunho. Cada um de nós pode muito bem orar: “Ó, dê-me os ouvidos de Samuel — os ouvidos abertos, ó Senhor”.
O jovem profeta não falhou em conquistar o respeito do povo. Isso fica evidente a todo coração exercitado que, , embora Deus, em Sua justiça, estava julgando o sacerdote, Ele não estava abandonando Seu povo. Na soberania do Seu amor, Ele tinha firmado uma nova ligação entre Si e eles na pessoa do primogênito de Ana. “E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do SENHOR” (1 Sm 3:20).
Em seu subsequente ministério de intercessão, Samuel faz lembrar Moisés de forma notável (Jr 15:1), e como o precursor do legítimo Rei, ele é igualmente uma figura de João Batista.