Origem: Revista O Cristão – Os Ouvidos

Ouvidos que Não Escutarão

“Prega a Palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas” (2 Tm 4:2-4 – ARA).

Paulo está evidentemente olhando para os Cristãos. Timóteo deveria continuar pressionando de modo urgente, porque logo eles não o ouviriam. Quer fosse oportuno ou não, ele continuaria com isso, porque muito em breve não haveria oportunidade alguma.

Eu não acho que o apóstolo aqui fala do evangelho. O capítulo anterior fala de abandono. Ele está falando dos dias maus. Paulo não está dizendo que o evangelho não deva ser pregado aos pecadores em todos os lugares possíveis, mas a questão especial que ele tem em mente é que a Igreja entraria em um tal estado que eles não ouviriam a verdade. Quando pregamos o evangelho agora, pregamos a pessoas que se dizem Cristãs. É possível encontrar infiéis, é verdade. É dos últimos dias que ele está falando. Eles surgiram nos dias de João. Então, aqueles eram os últimos dias, embora tenha tido seu desenvolvimento moral desde então. Pedro diz: “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus”, e Judas diz que esses homens “se introduziram com dissimulação” (ARA), e também que esses são os que o Senhor vem julgar.

J. N. Darby, Collected Writings, Expository 6

Compartilhar
Rolar para cima