Origem: Revista O Cristão – Maternidade

Uma Palavra às Mães

“A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas”. “Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba-a com as suas mãos” (Pv 9:1; 14:1).

Sei que você, mãe Cristã, está profundamente preocupada com aqueles queridos filhos que Deus lhe deu. Você está interessada no padrão de Deus para a vida doméstica, pois o lar é sua esfera particular. Você é a guia nele (1 Tm 5:14). Se fosse uma nova casa sendo construída para a família, com que cuidado você e seu marido estudariam os planos juntos, pensando em como você a apreciaria com seus filhos. E quão mais importante é o plano que Deus nos deu, não para uma bela casa de madeira, tijolo ou pedra, que pode ser estragada pelos corações partidos atrás de suas grandes paredes, mas para um lar de luz e amor. Em uma palavra, é o caráter da casa que a torna o que ela realmente é, seja humilde ou grandiosa na aparência.

Construindo ou destruindo

Percebemos os sete pilares do lar que a sabedoria nos lavrou e lemos nos versículos que se seguem sobre o maravilhoso banquete realizado ali. Isso é o que todos nós desejamos. Todo pai e mãe Cristãos querem um lar feliz com sua alegria e paz – mas oh, é preciso bem pouco para destruí-lo!

E você, querida mãe Cristã, pode ser a verdadeira companheira de ajuda de seu marido na construção deste lar de luz e amor, ou você pode destruí-lo. Você pode encorajá-lo e apoiá-lo em seu amor e correção dos filhos, ou pode se opor a ele e o impedir. Isto é muito importante. Você exerce uma tremenda influência no lar, de muitas maneiras muito maiores que a do seu marido. Você está com as crianças mais do que ele, e elas olham para você. Você pode fazer mais do que ele para construir ou destruir a casa. Lembre-se de como Eva arruinou o primeiro lar do mundo quando agiu independentemente de Deus e de seu marido. Ela não se voltou para ele, mas, ao invés disso, assumiu a liderança e ouviu a voz de Satanás. Deus a fez para ser uma companheira de ajuda para Adão, mas ela o prejudicou, trazendo grande tristeza sobre si mesma também. O padrão de Deus é sempre o melhor, e só podemos esperar Suas bênçãos a medida que buscarmos graça para seguir Sua Palavra.

Duas coisas exteriores

Há também duas coisas exteriores que Deus deu para marcar o lugar da mulher: seus longos cabelos e suas roupas. Creio que devemos mencionar isso aqui, pois elas são importantes o suficiente para Deus mencioná-las em Sua Palavra de uma maneira muito definida. Cabelos longos são um sinal de submissão (1 Co 11:3-15) e estão de acordo com um lar piedoso. Além disso, são mencionadas roupas modestas, e também as roupas masculinas, pois essas seriam impróprias para uma mulher que está em seu lugar concedido por Deus (1 Tm 2:9; Dt 22:5). Nestes dias em que as modas são totalmente contrárias, é preciso haver um olhar simples para agradar ao Senhor, e não a outros, nesses assuntos, especialmente diante de nossos filhos.

Conselho do mundo

Querida mãe Cristã, “Cessa ouvindo a instrução, de te desviares das palavras do conhecimento” (Pv 19:27). Não dê ouvidos aos conselhos do mundo, nem aos de alguns Cristãos que rejeitam “o conselho de Deus contra si mesmos” (Lc 7:30), porque ele os condena. É sua sabedoria buscar graça para preencher a posição de companheira de ajuda (não de cabeça) que Deus deu a você na casa. É um lugar maravilhoso. Mesmo que seu marido falhe em cumprir sua posição como cabeça, peça ao Senhor graça para cumprir o seu. O fracasso dele não muda seu lugar ou responsabilidade, nem o dele. Ele precisa de sua ajuda e orações. Infelizmente, todos fracassamos como maridos, mas encontrar falhas e culpar um ao outro não solucionará o problema nem ajudará a edificar a casa, mas certamente ajudará a “destruí-la”. Quanto precisamos de graça e força que vêm do alto, especialmente quando surgem dificuldades no lar, mas não nos afastemos do padrão divino.

Pode haver quem leia estas linhas que tenha marido incrédulo e sei que o Senhor lhe dará graça nessas coisas, se você olhar para Ele, que, como Pedro diz: “Se algum não obedece à Palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra” (1 Pe 3:1).

O padrão divino

Quão agradecidos podemos ser por toda essa preciosa instrução na Palavra de Deus e por Deus não ter nos deixado aos nossos próprios pensamentos nesses assuntos. Ele marcou o padrão, não para nos roubar a felicidade, mas para o nosso bem como pais e mães – para que nosso gozo seja pleno. Vamos cada um tomar as Escrituras e buscar por isso. Veja o que a Palavra de Deus diz e peça a Ele graça para cumpri-la.

Eu falo essas palavras humildemente, e confio que em amor, sabendo que Deus planejou que nossos dias no lar fossem “como os dias dos céus sobre a Terra” (Dt 11:21). Se seguirmos a Sua sabedoria, eles serão! Pondere bem sobre essas coisas, querida mãe Cristã, e que Deus abençoe você e seus queridos filhos. Ao agir de acordo com a Palavra de Deus, você pode provar a bem-aventurança de andar em Seus caminhos, e seu marido e filhos dirão de você o que é dito da esposa e mãe descrita em Provérbios 31:28-29: “Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva, dizendo: Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior”.

Que isto seja dito de você, não apenas enquanto as crianças são pequenas, mas principalmente quando crescerem, pois quanto mais elas amarem o Senhor, mais elas amarão você! Seu trabalho então será recompensado, mesmo aqui, e os últimos anos de vida serão felizes para você e seu marido, se o Senhor nos deixar aqui um pouco mais. Não há maior gozo do que quando nossos filhos andam na verdade, e às vezes acho que não há maior tristeza do que quando não andam!

“Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa” (2 Cr 15:7).

G. H. Hayhoe

Compartilhar
Rolar para cima