Origem: Revista O Cristão – Palavras aos Homens
Palavras aos Homens
A primeira responsabilidade dos homens, ou de qualquer outra pessoa, é o relacionamento pessoal e a comunhão com Deus e com o Senhor Jesus. Se esse relacionamento não for correto ou a comunhão não for mantida, então outros relacionamentos com esposa, filhos ou com todos os homens não serão conduzidos de acordo com a vontade de Deus. A última exortação de João em sua primeira epístola é: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”. Um ídolo em nosso coração nos separa de Deus e nos impede de viver de acordo com a Sua vontade. Os Provérbios têm muitos ditos sábios, mas começam com a afirmação fundamental: “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento”. Dar a Deus Seu correto lugar em nosso coração e na nossa vida vem primeiro, e tudo o mais flui a partir disso. Nosso Senhor Jesus, ao cumprir Suas responsabilidades como Homem, disse: “Eu faço sempre o que Lhe (ao Pai) agrada”. Fazer a vontade do Pai era tudo para Ele, e um resultado foi que Ele cumpriu todas as responsabilidades em Seu relacionamento com os outros de uma maneira perfeita. Considere um dos últimos atos de Sua vida. Mesmo pendurado na cruz, Ele continuou a cuidar de Sua mãe e de suas necessidades; Ele colocou os cuidados dela nas mãos do apóstolo João, dizendo a João: “Eis aí tua mãe”! Que possamos nos assentar aos Seus pés, aprender com Ele e procurar ser como o apóstolo Paulo que nos exortou: “Sede meus imitadores, como também eu (sou), de Cristo” (1 Co 11:1).
A posição de cabeça do homem
Não há dúvida de que quando Deus criou o homem e a mulher, os fez para que tivessem domínio “sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a Terra, e sobre todo réptil que se move sobre a Terra” (Gn 1:26). Existe, no entanto, uma ordem na criação; o homem foi criado primeiro e depois a mulher, sendo ela como o homem e sua companheira. Paulo também nos lembra disso quando diz: “Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva” (1 Tm 2:13). O fato de a mulher ter sido tirada do homem mostra que Deus pretendia que o homem fosse o cabeça. Paulo novamente confirma isso quando diz: “Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem” (1 Co 11:8-9). Se o homem assumisse a posição de cabeça simplesmente porque ele a desejava e fosse forte o suficiente para assumi-la, ele não teria mais direito à posição do que a mulher! Mas se Deus lhe deu essa posição, ele é responsável por tomá-la e cumprir suas obrigações diante de Deus.
Deus deu ao homem força superior; de fato, é bastante interessante que, na criação inferior, seja raro encontrar a fêmea com menos força que o macho. Somente na espécie humana é assim. Deus também deu ao homem uma composição mental e emocional totalmente diferente; ele geralmente é governado mais pela lógica e menos pela intuição. Dessa maneira, ele estava preparado para assumir sua posição de direção, liderança e responsabilidade em várias esferas diferentes – uma posição que Deus lhe deu.
Os maiores propósitos de Deus
Mas, ao criar o homem, Deus tinha, em última instância, propósitos muito maiores em mente – propósitos desde uma eternidade passada. Quando Deus criou o homem, foi para que Seu Filho, como Homem, pudesse herdar todas as coisas. Assim lemos: “Que é o homem mortal para que Te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor O fizeste do que os anjos, e de glória e de honra O coroaste” (Sl 8:4-5). Deus propôs que Cristo, como Homem, será cabeça sobre todas as coisas. Ele um dia, “para a administração da plenitude dos tempos” irá “encabeçar todas as coisas no Cristo, as coisas nos céus e as coisas sobre a Terra” (Ef 1:10 – JND). Toda a Palavra de Deus é a revelação de como Deus cumprirá esse supremo propósito.
Assim, descobrimos que ao homem foi dada a posição de cabeça da criação. Quando a mulher foi criada, ela o foi para ser sua companheira de ajuda, tendo o homem como líder e cabeça. Quando um lar era formado, era para o homem que Deus olhava esperando direção e orientação responsáveis. Na administração da sociedade, no local de trabalho ou no culto público a Deus, o homem recebeu responsabilidade pela supervisão e pela ordem.
História do homem
Toda a história da humanidade mostra o quão mal o homem agiu nessa posição. Antes de tudo, ele falhou em não estar perto de sua esposa quando o diabo a tentou. Como resultado, ela foi enganada e desobedeceu ao mandamento de Deus. Embora ele não tenha sido enganado, o homem também desobedeceu, de modo que ambos se tornaram culpados. O homem também falhou em sua posição no casamento. Durante grande parte da história deste mundo, ele oprimiu a mulher, muitas vezes tratando-a como pouco mais do que uma propriedade. Isso continua acontecendo em algumas partes do mundo hoje, com os abusos físicos e mentais sendo comuns. Em outras partes do mundo, principalmente na Europa Ocidental e na América do Norte, o homem, nos últimos quarenta anos, tendeu a abdicar de seu lugar de liderança e costuma se contentar em assumir um papel subserviente. A consequência foi que a mulher tentou muitas vezes preencher o vácuo, com resultados desastrosos na família, na vida doméstica e, por fim, na sociedade.
Enquanto homens e mulheres tendem a estar fora de seus lugares adequados em grande parte do mundo hoje, certamente Deus considera o homem o principal responsável por essa desordem. É um princípio para Deus que, quando houver desordem e confusão dentro de qualquer esfera de liderança e responsabilidade que Ele estabeleceu, Ele olhe para o cabeça para encontrar o motivo. Alguém expressou isso de forma muito apropriada: “Sinto grande dificuldade e tristeza ao olhar para todos os relacionamentos – maridos, pais e filhos, senhores e servos e entre amigos; há dificuldades em todos eles, mesmo nas amizades… Creio que em todos os casos em que houver algo doloroso e errado, descobriremos que é no membro mais elevado que o fracasso ocorre primeiro – que o primeiro a ser examinado é aquele a quem Deus apresenta como responsável”.
Liderança e posição de cabeça
Se os homens assumissem seu lugar na liderança e na posição de cabeça e cumprissem seus deveres no temor de Deus, grande parte do problema seria evitada. Certamente, devemos reconhecer que, enquanto estivermos vivendo em um mundo pecaminoso, nada estará totalmente correto até que Deus o conserte. No entanto, estamos apenas falando sobre nossa responsabilidade diante de Deus. Paulo pôde dizer aos coríntios: “comportai-vos como homens; sede fortes” (1 Co 16:13 – JND), e enquanto esse versículo foi escrito para os crentes, a mensagem é boa para todos os homens hoje. Se os homens avançassem em liderança forte e, contudo, amorosa, seja no casamento, no lar, no local de trabalho e na administração, a ordem de Deus seria restabelecida e Sua bênção repousaria sobre eles.
Isso também reflete nos crentes, que tendem a ser influenciados pela atitude do mundo ao seu redor. Hoje, é fácil para os jovens abandonar seu papel dado por Deus como líderes e buscar fins egoístas. Em vez de trabalhar para o bem do casamento e da vida familiar, eles podem levar uma vida um tanto desordenada e sem propósito. Isso, por sua vez, faz com que a mulher adote um papel incorreto e tudo fica fora de lugar. É triste dizer que Satanás tem sido muito hábil em convencer muitos de que tudo isso é perfeitamente normal.
Existe apenas um lugar onde a sabedoria pode ser encontrada, e a Palavra de Deus deve ser o único guia para o crente em tudo isso. A sabedoria deste mundo é geralmente o oposto da sabedoria de Deus, e como este mundo se afasta cada vez mais dos princípios da Palavra de Deus, o crente deve estar preparado para se destacar cada vez mais como sendo diferente. “Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos” (Lc 7:35). Os resultados finais de seguir a sabedoria de Deus serão Suas bênçãos sobre nós e uma percepção de Sua presença. O resultado final será percebido na eternidade, mas mesmo aqui embaixo, aqueles que seguem a sabedoria de Deus descobrirão que colherão os benefícios.
