Origem: Revista O Cristão – Palavras às Mulheres
Um Espírito Manso e Quieto
(de uma irmã, para minhas irmãs)
Vamos ler juntas 1 Pedro 3, versículos 1‑6.
Por muitos anos, tive sublinhadas em minha Bíblia as palavras “um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus”. Na verdade, elas foram sublinhadas muito antes de eu me casar. Quando eu sentia que minhas opiniões estavam se tornando muito fortes, eu me retraia e voltava meio envergonhada para aquele versículo (e a outros que eu havia marcado sobre mansidão), para tentar me colocar de volta no “meu lugar”. Agora percebo que isso não estava realmente tendo um espírito manso e gentil. Há alguns anos, uma irmã compartilhou comigo um livro muito útil, e gostaria de passar algumas reflexões de suas meditações.
“A palavra traduzida por ‘manso’ ou ‘gentil’ é a palavra grega ‘praus’. Literalmente significa poder que está sob controle ou poder que está submisso ou rendido. Em nossa língua Inglesa [ou portuguesa], pensamos em mansidão e gentileza como ações, mas no grego essas palavras se referem mais à condição da mente e do coração. No sentido mundano, uma mulher forte é energética, mas no sentido bíblico uma mulher forte é submissa à liderança em sua vida. Vemos o Senhor Jesus como um Homem, manso e gentil… mas Ele era sem poder? De maneira nenhuma. Quando Ele ficou em silêncio diante de Pilatos, estava sem poder? Não, ele estava no controle total do momento, pois estava completamente submisso ao Pai”.
“A palavra traduzida por ‘quieta’ é a palavra grega ‘hesuchios’. Literalmente significa tranquilidade que procede do interior, imperturbável, pacífica. Será que são essas palavras que me descrevem ou o termo ‘estressada’ seria mais aplicável? Não nos é dito, como mulheres, instruídas a estarmos quietas no sentido de “não falar”; o que é descrito na Escritura é antes um estado de ser, que procede da paz interior”.
“Um Espírito Gentil e Quieto” (adaptado)
