Origem: Revista O Cristão – Palavras às Mulheres

Hospitalidade de Lídia

“E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia” (At 16:14).

Quando ponderamos as histórias maravilhosas dos primeiros crentes, cujos testemunhos e suas testemunhas são registrados para nós, podemos ver por que Deus achou oportuno colocá-los na Bíblia para nos edificar.

Dorcas, a sogra de Pedro e Febe são algumas mulheres crentes cuja vida nos ajudará, mas Lídia – sua hospitalidade e disposição de ajudar os outros – é um exemplo especialmente bom. Encontramos a vida de Lídia registrada em Atos 16:14, 40. Uma vendedora de púrpura de Tiatira, Lídia morava em Filipos e adorava a Deus. Ela ouviu Paulo e os outros com ele, talvez especialmente Timóteo e Silas, e estava “atenta ao que Paulo dizia”. Ela foi batizada, juntamente com sua casa, e sua ação seguinte, tanto quanto as Escrituras nos dizem, foi constranger os irmãos a entrar em sua casa e ficar lá.

Lídia abriu sua casa às necessidades dos irmãos; ela havia trabalhado com sua família para que eles também fossem batizados e agora rogava aos irmãos visitantes que permanecessem com ela. Sabemos que o Senhor disse: “o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”, mas Lídia estava desejosa de ver que Paulo e os outros tivessem um lugar para ficar.

Foi em Filipos que Paulo e Silas foram lançados na prisão por curar uma mulher atingida por um espírito maligno. Enquanto estavam na prisão, estavam cantando quando a terra tremeu, a porta da cela se abriu e eles tiveram a oportunidade de fugir – mas optaram por permanecer e pregar o evangelho ao carcereiro. Depois, Paulo e os outros foram embora e foram para a casa de Lídia novamente.

É um pensamento doce que, antes dos problemas, Lídia tivesse a chance de servi-los, e agora, depois, eles voltaram para onde se sentiram bem-vindos e aproveitaram a oportunidade para confortar os irmãos.

Lídia tinha um privilégio especial: Ela podia olhar para trás nos anos seguintes e lembrar-se de ter hospedado Paulo e Silas – dois homens que Deus havia escolhido para Sua obra – assentada com eles e ouvindo seu ministério, e tendo o gozo de oferecer a eles um quarto em sua casa. Os resultados foram duradouros: Lídia foi a primeira convertida registrada em Tiatira e sua hospitalidade e zelo pelas coisas de Deus são escritas para todo o sempre.

Também precisamos estar prontos para abrir nossa casa e hospedarmos os irmãos quando pudermos. Os irmãos são cuidados, mas, como Lídia, somos nós que lucramos.

H. Habeck

Compartilhar
Rolar para cima