Origem: Revista Palavras de Edificação 13
“Confirmados na Presente Verdade” (2 Pe 1:12)
(continuação do número 09)
Substituição
Na Palavra de Deus a substituição relaciona-se com os convertidos, ou seja, os que formam a família da fé, nunca com os incrédulos.
A propiciação é para todo o mundo (1 Jo 2:2)[5]. Quer dizer, Cristo cumpriu as exigências da natureza santa de Deus, e levou o juízo total do pecado na cruz, de forma que Deus pode, em justiça, perdoar a qualquer pobre pecador que aceite a mensagem da Sua graça. Mas, a Palavra de Deus, nunca diz que Cristo levou os pecados de todo o mundo. A Escritura diz: “…Ele levou sobre Si o pecado de muitos” (Is 53:12); e esta passagem é confirmada por Hebreus 9:28.
[5] – 1 Jo 2:2 “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”.
Pedro diz (falando aos crentes): “levando Ele mesmo em Seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro” (1 Pe 2:24). Ele foi o nosso substituto.
Quão bendita a verdade divina que todo o crente, diante de Deus, está judicialmente perdoado! “E jamais Me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades” (Hb 10:17). “Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo Seu nome vos são perdoados os pecados” (1 Jo 2:12). Louvemo-Lo pela Sua graça infinita!
