Origem: Revista Palavras de Edificação 13
Contrastes entre Israel e a Igreja
(continuação do número 11)
As Bênçãos
As bênçãos características do israelita eram terrenas. Há muitas passagens que as descrevem. Por exemplo: “…E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua semente darei esta terra (de Canaã)“ (Gn 12:5,7). Jacó e os seus doze filhos eram a “semente” de Abrão, chamados “os filhos de Israel”. “Disse mais o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua semente a darei” (Êx 33:1).
“E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os Seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da Terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus: Bendito serás tu na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e a criação das tuas vacas, e os rebanhos das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira. Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres” (Dt 28:1-6). Porém, os filhos de Israel não obedeceram aos mandamentos do Senhor; por isso perderam as Suas bênçãos e a terra de Canaã (ou seja a Palestina). As dez tribos foram espalhadas pelas nações (2 Rs 17), e ninguém sabe onde se encontram hoje em dia. As outras tribos, Judá e Benjamim, foram depois levadas cativas para a Babilônia. Um remanescente regressou a Jerusalém. Os seus descendentes crucificaram o seu Messias, Jesus. Em seguida, os romanos destruíram Jerusalém (ano 70 dC), e, os sobreviventes judeus foram espalhados; e, até hoje, existem em todas as partes do mundo. Hoje em dia, há dois ou três milhões[3] na Palestina, e a nação se chama Israel. Materialmente, estão fazendo grandes progressos, mas, no entanto, são incrédulos, sem arrependimento; por isso serão castigados mais do que nunca nos dias da grande tribulação que há de vir. (Mt 24:21-22). Então alguns deles – o remanescente – se arrependerão e receberão o seu grande Messias, Jesus Cristo, quando Ele vier (Zc 12:10-14; Mt 24:30; Mt 26:64).
[3] Fonte: World Bank – População em 2019 – 9.053 milhões
Em contraste com tudo isto, as bênçãos da Igreja são muito diferentes e mais elevadas: abençoada “com todas as bênçãos espirituais, nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu n’Ele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante d’Ele em caridade; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para Si mesmo, segundo o beneplácito da Sua vontade, para louvor e glória da Sua graça, pela qual nos fez agradáveis a Si, no Amado. Em Quem temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da Sua graça” (Ef 1:3-7).
Que contraste tão marcante! Os crentes em Cristo Jesus, pecadores salvos pela graça infinita de Deus, e, completamente limpos pelo sangue precioso de Cristo, são abençoados, não com os frutos de uma parte da terra de Canaã, mas com todas as bênçãos espirituais. Existem muitas, e os crentes são abençoados com todas. Além disso, são todas de alta categoria. Falando reverentemente, o próprio Deus Pai não poderia ter concebido bênçãos mais altas, mais sublimes e mais dignas da Sua Pessoa do que estas. Basta meditar nesta passagem em Efésios, para poder compreender e apreciar quais são as bênçãos celestiais derramadas sobre aqueles que são feitos filhos de Deus por meio do Senhor Jesus.
Aqui na Terra, Deus promete-nos a nós, os crentes, apenas três coisas: comida para manter a nossa vida; vestimento para cobrir o corpo; e perseguição pois estamos num mundo oposto a Cristo, o nosso Salvador e Senhor. Ele está em cima no céu; aí está o nosso lugar; e aí está a nossa herança: abençoados “…com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Ef 1:3).
(continua, querendo Deus)
